Economia Homepage Newsletter

Economia da zona euro cresce 2,2% na zona euro

Por a 7 de Setembro de 2021 as 11:09

europaA economia dos países que pertencem à zona euro cresceu no segundo trimestre do ano. Entre abril e junho de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 2,2% na zona euro, na comparação com o trimestre anterior, subindo 0,2 pontos percentuais em relação à estimativa rápida apresentada pelo Eurostat.

De acordo com os dados publicados esta terça-feira pelo gabinete estatístico europeu, o PIB da União Europeia (UE) subiu 2,1%. Este crescimento contrasta com o desempenho económico na Europa durante o primeiro trimestre. “No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto diminuiu cerca de 0,3% na zona euro e 0,1% na EU”, lembra o documento do Eurostat.

Na comparação homóloga, a subida do PIB foi mais pronunciada na zona euro e nos restantes países da UE. No segundo trimestre de 2021, o PIB subiu 14.3% na zona euro na comparação com igual período de 2020 na zona euro. Já na EU, o crescimento homólogo foi de 13,8%.

Na comparação em cadeia, Portugal foi o segundo país a registar a maior subida do PIB entre os países da UE, com um crescimento de 4.9%, depois da Irlanda, que registou um crescimento de 6.3%. Malta e Croácia apresentaram recuos de 0,5% e de 0,2%, respetivamente.

Analisando o desempenho do PIB através das suas componentes, o consumo das famílias subiu cerca de 3,7% na zona euro e cerca de 3,5% na UE, depois das taxas negativas de 2.1% e de 1,7% no trimestre anterior, respetivamente. Quanto à despesa pública registou um aumento de 1,2% nas duas zonas, depois de um recuo de 0,5% no trimestre anterior, também nas duas zonas. A formação bruta de capital fixo cresceu cerca de 1,1% na zona euro e 1% na UE. Já a balança externa esteve próxima de um nível neutro na zona euro e na UE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *