FMCG Homepage Newsletter

SeuSabor traz toque brasileiro a pão de queijo

Por a 2 de Setembro de 2021 as 15:45

SeuSaborBruno Barbosa e Ana Cláudia chegaram a Portugal e criaram uma empresa para representação de uma marca de café. Agora o casal brasileiro está focado em expandir a marca SeuSabor, em Portugal, com os seus produtos de pão de queijo congelado

Originários de Minas Gerais, no Brasil, Bruno Barbosa e Ana Cláudia chegam a Portugal com a perspetiva de importar café daquele estado brasileiro. Criam uma empresa, em 2018, depois de já terem iniciado o negócio no Brasil. Mas, como qualquer projeto embrionário, o percurso é feito de avanços e de recuos. Com a BAC – Import Export, iniciam-se na importação de café e chegam até a investir nos mercados financeiros. O trajeto é instável. Mas não desistem. Registam, em 2020, a marca SeuSabor. E dão, no mesmo ano, os primeiros passos no fabrico e comercialização de pão de queijo congelado. O clique que dá azo à viragem no negócio ocorre no primeiro ano da pandemia, quando começa a ser notória a mudança de hábitos dos consumidores. “Como as medidas de isolamento fizeram mudanças de hábitos e consumos, os alimentos congelados e práticos ganharam força no mercado, fazendo com que despertasse em nós algo relacionado a esta nova ‘onda’. Somos do estado de Minas Gerais, no Brasil. O estado é conhecido popularmente como a terra do pão de queijo, já que sua origem é de lá”, conta Bruno Barbosa, diretor comercial da empresa, em declarações ao Hipersuper.

Depois de realizados estudos de mercado e de viabilidade, o casal brasileiro conta com apoio para avançar para uma nova fase. “Compartilhámos essa ideia com mais dois familiares residentes em Portugal, que prontamente se interessaram e tiveram todo interesse em desenvolver uma sociedade. Foi então criada uma empresa familiar e apaixonada pelo novo projeto: a SeuSabor”, prossegue o responsável,

Os produtos da marca estão agora presentes em algumas lojas da distribuição. “Com quatro meses de existência da empresa SeuSabor, podemos dizer que estamos tendo um resultado melhor do que o esperado. Já podem encontrar o Pão de Queijo e Biscoito de Queijo SeuSabor em alguns supermercados, minimercados, mercearias e pastelarias”, revela Bruno Barbosa. As matérias-primas conjugam a cultura brasileira e portuguesa. “Utilizamos aquilo que há de melhor no mercado”, frisa o diretor comercial e fundador da empresa. A receita do pão de queijo e de biscoito de queijo da marca Seu Sabor têm origem familiar. Os produtos são feitos com matérias-primas selecionadas, provenientes do Brasil, e os queijos, de laticínios premiados, são de origem portuguesa. “O pão de queijo é o nosso principal produto, com aroma agradável, aspeto atrativo, textura crocante por fora e macio por dentro, tem um sabor inesquecível.

Além de ser um produto sem glúten e sem conservantes”, explica Bruno Barbosa. A empresa tem sede na Bobadela, concelho de Loures, “região pensada estrategicamente por ser de fácil acesso para a logística de distribuição”, explica. Sete pessoas trabalham aí nas áreas de produção, administrativa, comercial e de marketing. “Temos a consciência da grande responsabilidade de trazer um produto saboroso, com a qualidade e característica como o de sua origem, e para isso estamos sempre atentos em melhorias de processos, pessoal e tecnologias”, confessa. O investimento feito, pela empresa, é dirigido a “equipamentos modernos com alta capacidade de produção”, diz Bruno Barbosa, acrescentando a possibilidade de aumentar a “estrutura física e de desempenho de acordo com as demandas de mercado”.

Como nova marca que está a trilhar o mercado, o começo da SeuSabor está a ser repleto de desafios. “Encontramos algumas dificuldades em introduzi-la. Uma delas, por se tratar de um produto originário do Brasil, pensarem que os consumidores seriam somente brasileiros”, conta o responsável. Mas tratou-se um erro de perceção. “A realidade não é bem assim”, esclarece. “Hoje podemos concluir com o feedback dos nossos parceiros que, além dos brasileiros, os portugueses também apreciam e consomem bastante os nossos produtos”, especifica.

Mas as dificuldades para levar a bom porto o negócio não estão apenas relacionados com o contexto de mercado. A entrada da Covid-19, em Portugal, também acaba por ser um entrave à aceleração do processo. “Abrir um negócio em época de pandemia foi um grande desafio. Tínhamos a previsão de iniciar as nossas atividades três meses antes do que foi ocorrido, mas devido a vários fatores relacionados ao Covid – 19 houve atrasos nas certificações de documentos, obras na fábrica, retornos de fornecedores ou recebimento de matéria prima”, conta.

Agora que o negócio começa a dar sinais de consolidação, os passos seguintes passam pela expansão em Portugal e na Europa. Em Portugal, a expetativa é estar presente em todo o território nos próximos meses. “O nosso desejo é que toda a população existente no País tenha acesso fácil aos nossos produtos e, para isso, procuramos grandes parceiros com a mesma visão e mentalidade que temos, que é trabalhar com profissionalismo, seriedade, comprometimento e disponibilizar para as pessoas aquilo que há de melhor”, salienta Bruno Barbosa. “Acreditamos muito no nosso negócio e temos como meta também tornar os nossos produtos conhecidos em toda a Europa. A nossa visão é ser reconhecida como a marca que fora do Brasil apresenta o pão de queijo e biscoito de queijo igual à sua origem, tanto em Portugal como em qualquer lugar do mundo”, acrescenta.
*Artigo originalmente publicado na edição 393 do Hipersuper

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *