Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Índice de volume de negócios no comércio a retalho cresce 2,6% em julho

Por a 30 de Agosto de 2021 as 11:39

retalhoO índice de volume de negócios no comércio a retalho registou um crescimento homólogo de 2,6% em julho, uma diminuição de 4,8 pontos percentuais (p.p.) face a junho, segundo dados revelados, esta segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O índice situou-se 1,1% acima de julho de 2019.

“Estes resultados continuam a ser influenciados por um efeito base, dado que a comparação incide em meses afetados pela pandemia, tendo-se verificado diminuições homólogas de 4,5% e de 1,5% em junho e julho de 2020, respetivamente”, explica o INE.

Dividindo por grupos de produtos, os alimentares apresentaram um crescimento homólogo em julho de 2,8%, um recuo de 2,2 p.p. face a junho. Os produtos não alimentares subiram, em termos homólogos, 2,4% em julho, menos 6,8 p.p. face ao mês anterior.

“A variação mensal do índice agregado situou-se em -0,4% (-1,9% em junho). Os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares passaram de, respetivamente, variações de -2,2% e -1,7% em junho, para 2,6% e -2,8% no período em análise”, indica o INE.
Em termos nominais, o índice registou um crescimento homólogo em julho de 6,7%, quando no mês anterior o aumento foi de 10,3%. “As variações dos índices dos agrupamentos produtos alimentares e produtos não alimentares situaram-se em 5,8% e 7,5%, respetivamente (7,0% e 13,3% no mês precedente, pela mesma ordem)”, conclui o gabinete de estatística.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *