Homepage Newsletter Produção

Deco denuncia falhas de segurança em aparelhos domésticos ligados à Internet

Por a 26 de Agosto de 2021 as 16:28

Motorola Comfort Connect 85A organização europeia Euroconsumers, da qual a associação portuguesa Deco Proteste faz parte, veio a terreiro denunciar falhas de segurança nos mais comuns aparelhos domésticos ligados à Internet que temos em casa.

Numa notícia publicada no seu site, a Deco Proteste explica que foram detetadas mais de 50 vulnerabilidades em 16 aparelhos de uso corrente. “Vigiámos ainda o envio de dados por estes equipamentos e pelas apps associadas. Descobrimos que foram transmitidos a centenas de servidores de dezenas de países”.

A Euroconsumers pediu a dois especialistas em cibersegurança, da Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, que explorassem as vulnerabilidades de 16 aparelhos e respetivas apps e monitorizou ainda o tráfego entre estes dispositivos e servidores externos. Entre os aparelhos monitorizados estão o intercomunicador para vigiar bebés Motorola Comfort Connect 85, a fechadura Yale Linus, o dispositivo de automação Refoss RSG100 e o videoporteiro Ezviz DB1C, entre outros.

Conclusão: 20 a 40 servidores na Europa, no Japão, nos EUA e na China receberam dados dos aparelhos. Já as apps enviaram informação a 528 servidores de 13 países, denuncia a Deco Proteste.

O estudo mostra que muitos fabricantes seguem “medidas de segurança deficientes. O que é sobretudo verdade no caso de marcas menos conhecidas. O problema agrava-se se tivermos em conta que inúmeros produtos vendidos em sites como o AliExpress e similares têm marca branca, ou seja, são iguais a outros, diferindo apenas o nome do fabricante. Logo, é expectável que acusem vulnerabilidades idênticas”, conclui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *