Homepage Logística Newsletter

DB Schenker cria unidade de negócio para investir em empresas inovadoras na área da logística

Por a 9 de Agosto de 2021 as 11:49
Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures

Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures

A DB Schenker decidiu criar uma unidade de negócio ligada ao empreendedorismo, estando prevista a concretização de investimentos de capital de risco em novas empresas que tragam inovações para o setor da logística.

A Schenker Ventures, como é denominada a nova unidade de negócio, dedicará a atividade a “promover a inovação no mundo da logística, através do apoio e da colaboração com empreendedores e fundadores de novas empresas”, refere a empresa em comunicado.

“A Schenker Ventures baseia-se num princípio fundamental: as grandes ideias precisam de liberdade empresarial. Os fundadores de empresas devem ter controlo sobre as suas ideias. Portanto, o nosso objetivo é criar um ambiente em que mantenham a plena propriedade e controlo das suas novas empresas. Como empresa experiente e com uma extensa rede, fornecemos apoio com capital, experiência em gestão de cadeias de abastecimento, infraestruturas logísticas e contactos com clientes de topo em todo o mundo”, afirma Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures, citado no mesmo documento.

A nova unidade da companhia estabelecerá também uma parceria com o MVP Factory para realizar estudos de viabilidade e de risco dos projetos. “Queremos ser o principal motor de novas ideias dentro da cadeia de abastecimento e da indústria logística, enquanto construímos um futuro digital e amigo do ambiente. Schenker Ventures desencadeará a inovação através da criatividade, determinação e liberdade empresarial”, refere Jochen Thewes, CEO da DB Schenker.

“Sendo uma iniciativa estratégica fora da nossa atividade quotidiana, a nova unidade encontrará a sua casa nas proximidades da DB Schenker, mas não dentro da própria empresa. Estamos a dar início a um novo capítulo de projetos empresariais e de inovação”, complementa.

A empresa adianta que a nova unidade será estruturada em torno de dois pilares, sendo o primeiro vocacionado para estruturar as atividades de capital de risco da DB Schenker. A empresa pretende atuar como investidor a longo prazo em empresas emergentes nos campos da logística e gestão da cadeia de abastecimento. “Este pilar procura enfatizar o desenvolvimento e conceção de novos modelos de negócio construídos em torno de conceitos digitais, promovidos pela tecnologia e orientados para a sustentabilidade”, detalha a empresa.

O segundo pilar está relacionado com a parceria fechada com a MVP Factory, empresa sedeada em Berlin. O foco estará no estudo de risco, sendo o objetivo do grupo ser “pioneiro em logística, oferecendo a oportunidade de lançar a próxima geração de empresas que impulsionarão a transformação contínua e profunda da indústria”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *