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Como a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada na gestão das cadeias de distribuição

Por a 6 de Agosto de 2021 as 12:46

Carlos_Tur, Country Manager de JAGGAER para España y Portugal (1)Por Carlos Tur, country manager da Jaggaer para Espanha e Portugal

Eventos recentes, como a pandemia Covid-19, a escassez de semicondutores e o bloqueio do Canal de Suez, causaram um efeito dominó nas cadeias de distribuição globais, estendendo-se por múltiplos países, indústrias e linhas de produtos.

Sem surpresas, a gestão de fornecedores, especificamente a respetiva gestão do risco, é agora uma prioridade máxima para os líderes de compras em todo o mundo, logo atrás da redução de custos.

Existem diversas opções a avaliar ao dar os próximos passos, tais como investir na diversidade de fornecedores e na sustentabilidade. Apesar destes passos oferecerem numerosas vantagens, nada consegue dar um impulso tão positivo, aos esforços da gestão da cadeia de distribuição (e do risco do fornecedor), como a Inteligência Artificial (IA).

Especialmente, na aquisição ou gestão da cadeia de abastecimento, a IA ainda não é muito comum, mas ser pioneiro nestas áreas pode levar a um grande retorno no futuro. Hoje em dia, os principais usos da IA nas cadeias de distribuição são nestas três áreas: pontuação e desempenho do fornecedor; visibilidade da cadeia de distribuição e análise Preditiva e Prescritiva.

Pontuação e desempenho do fornecedor

Uma das melhores formas de gerir, estrategicamente, os fornecedores é através de um cartão de pontuação. Tal permite classifica-los numa série de fatores como: sustentabilidade, desempenho histórico, valor estratégico para o negócio, diversidade e uma série de outras métricas que permitem classificar e agrupar fornecedores para encontrar o seu “conjunto estratégico central”.

Não é segredo que este é um exercício incrivelmente demorado e que muda constantemente. São aprovadas novas leis, surgem novos fornecedores, questões de desempenho ou qualidade, ou até a estratégia empresarial a mudar pode exigir uma métrica de pontuação completamente nova.

Pontuar com precisão um fornecedor e depois gerir eficazmente o seu desempenho é uma tarefa quase impossível. Mas não com IA. Utilizando tecnologias avançadas, estes dados do fornecedor podem ser capturados, pontuados e atualizados numa base constante. Isto permite ajustar a estratégia de fornecedor num determinado momento, tendo sempre acesso a perfis de atualizados e fiáveis num único painel de controlo.

Visibilidade da cadeia de distribuição

A visibilidade da cadeia de distribuição é mais importante do que nunca, mas é também mais difícil de conseguir. Até aos anos 80, as fábricas tinham escritórios com vista para a linha de produção, hoje em dia, essa visibilidade direta não existe.

As cadeias de fornecimento são redes de atividade globais e interligadas, onde é difícil obter uma imagem precisa, para além do segundo nível de fornecedores. No entanto, ao aplicar a IA a uma plataforma avançada de gestão de fornecedores, os dados tornam-se acessíveis.

Isto significa não ser apanhado desprevenido e conseguir uma visão 360° do ecossistema do fornecedor, permitindo prever perturbações e, ao mesmo tempo, fazer otimizações estratégicas com valor acrescentado.

Análise Preditiva e Prescritiva

Uma das aplicações mais comuns da inteligência artificial é a sua utilização para aumentar os dados, especificamente na criação de análises preditivas e prescritivas. A analítica preditiva é a mais comum hoje em dia. Baseia-se na análise de dados históricos de desempenho e outros pontos de dados externos para desenvolver previsões sobre o que é um resultado provável. Esta é uma análise incrivelmente útil para reduzir o número de imprevistos e agilizar a cadeia de distribuição.

A análise prescritiva é o passo seguinte. Ao combinar a IA melhorada com dados preditivos, o sistema é então capaz de dar recomendações e soluções para problemas. Por exemplo, ao souber agora que é provável que um determinado fornecedor se atrase, o sistema dar-lhe-á vários cenários alternativos que correspondem à sua linha temporal, objetivos, e padrões de qualidade. Ou ainda mais complexo, digamos que o preço do petróleo (ou de qualquer outra mercadoria) está projetado para aumentar. O sistema irá assinalar isso e depois recomendar a renegociação com certos fornecedores ou fazer uma encomenda imediata para bater a inflação dos preços.

Um caminho para a frente

A IA, e qualquer solução digital avançada não pode acontecer da noite para o dia. Há muitos passos que têm de ser dados para preparar as organizações. Desde a construção da base de dados certa, até à abordagem da cultura interna e gestão da mudança.

Não há cura mágica que elimine todas as lacunas e riscos subjacentes que existem na cadeia de distribuição, mas devemos continuar a trabalhar arduamente e a arranjar soluções criativas para conseguir fazer um melhor trabalho todos os dias.

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