Distribuição Homepage Newsletter

Lidl Portugal exporta 18,2 mil toneladas de frutas e legumes nacionais para oito mercados

Por a 6 de Julho de 2021 as 19:52

LidlO Lidl exportou 18,2 mil toneladas de frutas e legumes portugueses para oito países onde tem operação, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, numa campanha feita em parceria com a Portugal Fresh.

“Os bons resultados da campanha deste ano em conjunto com a Portugal Fresh, de quem somos parceiros desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. Num ano particularmente complicado para todos, fizemos questão de manter a via da exportação, tendo alargado o portefólio de produtos exportados e ajudando ainda mais os nossos parceiros. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes”, salienta Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.

O montante total das exportações corresponde a 1064 camiões que saíram de Portugal com destino à Alemanha, Irlanda, França, Espanha, Reino Unido, Polónia, Bélgica e Suíça. Os produtos exportados são de 390 produtores portugueses que empregam 6.800 colaboradores.

“O trabalho de promoção que tem sido desenvolvido nos últimos dez anos pela Portugal Fresh e a parceria que firmámos com o Lidl foram cruciais para garantir a comercialização da produção nacional num contexto muito difícil. Na última década o valor das exportações do sector das frutas, legumes e flores duplicou e, em 2020, conseguimos aumentar em 4,4% as vendas para os mercados internacionais atingindo, pela primeira vez, os 1.683 milhões de euros”, afirma, por seu turno, Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Pera rocha, melão, frutos vermelhos, melancia, nectarinas, castanhas, couve-coração, abóbora manteiga, laranjas algarvias, limões e cenouras bio constituem o conjunto de produtos que o Lidl ajudou a exportar, tendo duplicado a sua diversidade em dois anos.

O Lidl adianta que levou 1.300 toneladas de laranjas e limões do Algarve para a Alemanha. Para este mercado, a laranja representou 90% das exportações. O maior produto de exportação continua, ainda assim, a ser a pera rocha, tendo sido exportadas 9600 toneladas  desta fruta, com cerca 5.800 destinadas ao mercado alemão, em 2020.

Em 2021, o Lidl estreou a exportação de pêssego, sendo o país de destino a Alemanha. O produto está a ser comercializado em 29% das lojas do Lidl na Alemanha, 922 em valores absolutos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *