Homepage Logística Newsletter

DB Schenker estuda drones de carga para revolucionar rotas logísticas

Por a 23 de Junho de 2021 as 11:08

DroneA empresa especializada em mobilidade urbana Volocopter e o operador logístico DB Schenker anunciaram esta quarta-feira que estão a trabalhar num projeto de desenvolvimento de uma solução para o transporte rápido de mercadorias e sem emissões.

A Volocopter desenvolveu um drone de transporte pesado, uma aeronave autónoma e operada eletricamente que pode transportar até 200 quilos de carga com um alcance de até 40 quilómetros. Este drone pode ser potencialmente utilizado aceder a locais de difícil ou mais lento acesso por outros meios, como ilhas, entregas em navios, transporte para regiões montanhosas ou locais isolados das redes rodoviárias, por exemplo. Mas, as entregas intra-cidades estão também a ser estudadas.

“Quando as infra-estruturas para os meios de transporte convencionais estão sobrecarregados ou são inexistentes, os drones de carga oferecem uma oportunidade para repensar as rotas logísticas”, explica Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, acrescentando que “as possíveis aplicações em logística são ilimitadas. O transporte através de drones está a tornar-se cada vez mais tangível”.

“O VoloDrone será posto em prática onde o transporte terrestre clássico chega aos seus limites em logística, construção ou agricultura”, comenta, por sua vez, Florian Reuter, CEO da Volocopter. “Em operação comercial, poderá cobrir distâncias de até 40 quilómetros. O drone tem 9,15 metros de diâmetro e 2,15 metros de altura. Pesa 600 quilos, com uma carga útil adicional de até 200 quilos. As operações por drone serão totalmente elétricas. O drone pode descolar e aterrar verticalmente”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *