Economia Homepage Newsletter

Inflação sobe 1,2% em maio

Por a 14 de Junho de 2021 as 13:31

retalhoA inflação aumentou em maio, sendo o preço dos produtos energéticos o grande responsável por esta subida. Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços no Consumidor registou uma subida homóloga de 1,2% em maio, uma taxa superior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à registada em abril.

O agregado referente aos produtos energéticos registou um crescimento homólogo de 9,9% em maio, quando em abril a subida foi de 8,1%.

No que diz respeito aos produtos alimentares não transformados, a taxa apresentou uma diminuição homóloga de 0,1%, quando em abril a descida foi de 1,1%.

“O indicador de inflação subjacente (IPC excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação homóloga de 0,6%, taxa superior em 0,5 p.p. à registada em abril de 2021”, indica o documento do INE.

Por classes de despesa, o INE aponta para os aumentos das taxas de variação homóloga dos Transportes, dos Bens Alimentares e Bebidas Não Alcoólicas e do Lazer. No primeiro caso regista-se uma variação homóloga de 5,6%, enquanto a classe de Bens Alimentares e Bebidas Não Alcoólicas apresentou um crescimento homólogo de 0,5%. Já no caso das atividades de lazer, a subida foi de 0,8%.
Em sentido contrário, a classe de restauração e hotelaria registou uma quebra homóloga de 4,1%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) – que serve e referência para medir a inflação na zona euro – registou um crescimento de 0,5% em Portugal no mês de maio, taxa que compara com a descida de 0,1% em abril.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *