Distribuição Economia Homepage Newsletter

Retalho criou 1.970 novas empresas entre janeiro e abril

Por a 7 de Maio de 2021 as 16:53

onlineNasceram mais de três mil empresas por mês entre janeiro e abril. Nos primeiros quatro meses de 2021, foram constituídas em Portugal 13.866 novas empresas, um crescimento de 4,3% face ao mesmo período do ano passado, segundo um estudo da Informa DB.

A recuperação do empreendedorismo está a ser feita, no entanto, a diferentes velocidades, consoante o setor e a região do país. No retalho, por exemplo, o número de novas empresas subiu quase 40%, em termos homólogos. “É um dos setores com mais empresas no país e, impulsionado pelo retalho online, este setor mostra um crescimento de 39%, que corresponde a 1.970 novas empresas criadas em 2021″, revela o estudo. Pelo contrário, a constituição de novas empresas caiu 50% no setor dos transportes, a queda mais expressiva registada pelo estudo.

Em termos regionais, enquanto na maioria das regiões o nascimento de empresas cresceu nos primeiros quatro meses do ano, a Área Metropolitana de Lisboa e o Algarve registam recuos de 7% e 6%, respetivamente. Desta forma, entre janeiro e abril, nasceram mais empresas na região Norte (4.845) do que na Área Metropolitana de Lisboa (4.640).

No que diz respeito aos encerramentos, fecharam portas, entre 1 de janeiro e 30 de abril, um total de 3.976 empresas, menos 2,6% que no período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *