Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

EntoGreen investe 10,7 milhões em construção de fábrica para acelerar soluções sustentáveis para setor agroalimentar

Por a 7 de Abril de 2021 as 13:21

entogreenA EntoGreen tem previsto um investimento de 10,7 milhões de euros na construção de uma unidade de bioindústria em Santarém, depois de o projeto ter sido aprovado pelo Portugal2020 e cofinanciado pelos fundos da série Innovation da BlueCrow e pelo Banco de Fomento através do Fundo 200M.

A fábrica, que estará a funcionar em pleno em meados de 2022 na Zona Industrial de Santarém, criará 55 postos de trabalho diretos.  A unidade fabril da marca da Ingredient Odyssey, cuja atividade está focada na economia circular no setor agroalimentar, utilizará a Mosca Soldado-Negro como biodigestor na conversão anual de 36 mil toneladas de subprodutos vegetais em 2.500 toneladas de proteína, 500 toneladas de óleo de inseto para a alimentação animal e 7.000 toneladas de fertilizante orgânico para os solos.

“Estimamos que em Portugal se desperdiça, por ano, cerca de um milhão de toneladas de alimentos, desperdício que pode ser convertido em produtos essenciais a diversas indústrias e com enormes ganhos económicos e ambientais. O nosso projeto vem dar o primeiro passo no combate a este desperdício, constituindo um exemplo de economia circular”, adianta Daniel Murta, CEO da Ingredient Odyssey, citado em comunicado.

Ao mesmo tempo, a empresa está a criar uma unidade de Investigação e Desenvolvimento –  que implicará a criação de mais 11 postos de trabalho -, com o propósito de desenvolver conhecimento na utilização de insetos para a criação de soluções para a indústria de rações para animais. Esta indústria servirá, aliás, como primeiro principal mercado para os primeiros produtos criados pela EntoGreen. Por outro lado, os fertilizantes orgânicos serão destinados a produções agrícolas, designadamente hortícolas.

O investimento captado agora pela EntoGreen servirá também para o apoio da Ingredient Odyssey, com um investimento de 5 milhões de euros, entre 2021 e 2022, para projetos de investigação direcionados para a criação de soluções sustentáveis em termos ambientais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *