O que pode ler na edição impressa de março do Hipersuper
O destaque de capa da edição de imprensa de março do Hipersuper vai para uma entrevista a David Antunes, CEO da Makro Portugal. O responsável explica detalhadamente como a Makro está a acelerar a transformação do seu negócio para um modelo relacional. Sobre a aquisição da Aviludo, David Antunes adianta que a ideia não é a integração desta, mas antes sentar as empresas à mesa e “definir sinergias na construção do sortido, na estratégia comercial, como nas áreas de logística e distribuição”.
FMCG
Certificações anticovid-19 aumentam para reforçar credibilidade e segurança em tempos de incerteza
O trabalho da indústria de certificação para dar resposta às exigências da pandemia. Normativos previnem potenciais riscos, corrigem más práticas e promovem ambiente de melhoria contínua
Meatless Farm quer alcançar rápida expansão no mercado português
A marca de produtos à base de proteína vegetal acaba de entrar no mercado português. Está presente na EasyGreen, Green Beans e no Recheio Masterchef. E está em fase de negociações com potenciais parceiros de negócio. Tudo começou com a entrada na Sainsbury’s
Crescimento de consumo de plant based food? Consumidores e empresas respondem à chamada
Vários estudos indicam que o consumo de produtos à base de proteína vegetal aumentará na próxima década. E chegará um ponto em que o consumo de carne atingirá o seu pico. Empresas multinacionais e nacionais estão a investir cada vez mais neste mercado
Feiras
Feiras digitais trazem sabores tradicionais para o online
Uma parceria entre os CTT, o marketplace Dott e algumas autarquias permitiu lançar uma solução que ajudou pequenos produtores e comerciantes a escoar toneladas de produtos regionais em menos de um ano. Vinhos, azeite, queijo, enchidos emel são os produtos estrela das feiras virtuais
Messe Frankfurt opta por não substituir feiras físicas por certames digitais
No modelo de feiras setoriais para profissionais as apresentações de produto e os encontros pessoais são insubstituíveis. Por isso, a Messe Frankfurt adotou o formato digital apenas para uma feira: a ISH. Nas datas previstas para a realização das tradicionais feiras, a empresa alemã organiza um conjunto de palestras e talks
Logística
XPO Logistics pretende acelerar operação em Portugal à boleia do e-commerce
A empresa criou uma unidade de negócio na divisão de transportes, tendo incorporado Portugal, Espanha, Itália e Marrocos, para rentabilizar o crescimento do comércio eletrónico
Startup Cubyn promete revolucionar o mercado português
A startup de logística inicia em abril a operação em Portugal a partir de um centro logístico de 10 mil metros quadrados localizado em Espanha
Distribuição
“A capacidade elástica dos retalhistas tem de estar bem trabalhada”
António Costa, no rescaldo do evento Accelerating Retail: Grocery Edition, defende que a experiência do cliente, a agilidade da cadeia de abastecimento, a
economia circular e a segurança serão temas que marcarão o futuro do retalho alimentar. O senior partner do Kaizen Institute Western Europe defende ainda que o futuro será phygital
Produção
Máquina de café expresso portátil Wacaco chega a Portugal
As máquinas de café portáteis da chinesa Wacaco vão começar a ser vendidas, a partir de abril, na Worten e no El Corte Inglés. Do tamanho de uma caixa de óculos, o equipamento foi concebido para quem privilegia a vida outdoor e não dispensa um café
Entrevista
“Fizemos um grande esforço no reforço da equipa de exportação”
Luís Vieira e João Carriço, administrador e responsável do canal moderna distribuição do grupo Parras Wines, respetivamente, explicam, em entrevista ao Hipersuper, como o grupo conseguiu crescer em 2020, acreditando que as exportações aumentarão em 2021
Especial Petfood
Alimentação para gato faz subir categoria de pet food
A categoria passou ao lado da crise. A tendência para a compra de produtos premium e super premium continuou. Apesar de marcas próprias terem também subido as vendas, as marcas de fabricante ganharam quota de mercado
Especial Queijo
Marcas de queijo faturam 567milhões de euros nos últimos 12 meses
Marcas de queijo crescem 6% em volume e em valor nos canais de retalho nos últimos 12 meses. Venderam 76 milhões de quilos, o que representa um volume de negócios de 567,4 milhões de euros. Os supermercados de grande dimensão viram crescer procura em 2020, aumentando preponderância como local de compra