Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Encerramento de retalho especializado conduz a diminuição de 14,5% no índice de volume de negócios no comércio a retalho

Por a 30 de Março de 2021 as 15:55

retalhoO índice de volume de negócios no comércio a retalho registou um recuo de 14,5% em fevereiro, na comparação com igual mês de 2020, uma taxa inferior a 3,8 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, segundo dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“Naturalmente, a redução do volume de negócios está largamente associada ao atual contexto pandémico que ainda não se fazia sentir em fevereiro de 2020, com a particularidade adicional da ausência dos habituais festejos de carnaval em fevereiro de 2021”, refere o gabinete de estatística.

A diminuição, com boa parte do retalho especializado encerrado, é justifica pelo desempenho dos produtos não alimentares, que registaram uma redução de 24,6% na comparação homóloga, acentuando a contração da atividade em 5,0 pontos percentuais.

Depois de um aumento de 0,9% em janeiro, os produtos alimentares sofreram uma diminuição de 1,2% em termos homólogos.

“A variação mensal do índice agregado situou-se em -0,7% (-4,9% em janeiro). Os agrupamentos de produtos alimentares e produtos não alimentares passaram de, respetivamente, variações de -1,3% e -8,2% em janeiro, para 2,0% e -3,2% em fevereiro”, indica o documento.

Em termos nominais, o índice agregado passou de uma taxa de variação homóloga negativa de 11,2% em janeiro para uma taxa, também negativa, de 15,2% em fevereiro. “As variações dos índices dos agrupamentos Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares situaram-se em -1,3% e -26,3%, respetivamente (0,5% e -20,6% em janeiro, pela mesma ordem)”, acrescenta o INE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *