Economia Homepage Newsletter

Barómetro Kaizen: Grau de confiança dos gestores na economia nacional mantém-se estável

Por a 26 de Março de 2021 as 14:45

mobile_chat_empresárioO grau de confiança dos gestores na economia nacional é de 10,4, numa escala de 0 a 20, revela mais uma edição do Barómetro Kaizen, mantendo-se estável em relação ao último inquérito, feito em junho, mas ligeiramente superior ao valor registado em abril de 2020 (8,4).

Mais de metade dos gestores inquiridos pelo Kaizen Institute afirmam que a sua empresa ficou aquém dos objetivos traçados para 2020. Por outro lado, 25% dizem ter cumprido as metas definidas e 18% referem tê-las ultrapassado.

Entre os aspetos do funcionamento da organização mais afetados pelo segundo confinamento, os gestores selecionam as vendas (56%), a gestão e a motivação dos trabalhadores (39%) e a produtividade (38%).

Um total de 35% dos inquiridos afirma que a pandemia fez com que, no primeiro trimestre de 2021, a faturação da sua empresa se situasse entre 5 e 20% abaixo do orçamentado. 11% referem que o contexto levou a que a faturação fosse entre 20 e 50% inferior ao previsto. As empresas geridas por 33% dos inquiridos cumpriram o orçamento. E 15% dos inquiridos afirmam que a faturação   ultrapassou o previsto entre 5 e 20%.

“Os resultados deste Barómetro Kaizen ilustram o ano difícil que atravessámos, marcado por uma pandemia e pela crise económica e social, e em que 57% das empresas ficaram aquém dos objetivos delineados. Pela positiva, percebemos que, junto das empresas, está criada a consciência de que a excelência operacional já não garante a liderança; que é essencial somar-lhe a excelência na inovação e nas vendas. Para isso, é necessário, por um lado, um processo estruturado de desdobramento dos objetivos para as diferentes áreas, e, por outro, a incorporação destas metas no quotidiano das equipas”, sublinha António Costa, Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe, citado em comunicado de imprensa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *