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Beam Park revela estratégia para nova marca de água

Por a 19 de Março de 2021 as 11:32
Jéssica Perestrelo (marketing) e Fábio Faustino (diretor), da Beam Park

Jéssica Perestrelo (marketing) e Fábio Faustino (diretor), da Beam Park

A Beam Park – Companhia de Cervejas de Leiria investiu “dezenas de milhares de euros” para lançar uma nova marca de água engarrafada no mercado português. Marca “Penalva de Cima” já conquistou lineares do Intermarché e prepara entrada em novos canais de distribuição

A Beam Park – Companhia de Cervejas de Leiria lançou uma nova marca de água engarrafada de nascente no mercado português, proveniente da Serra do Caramulo. Chama-se Penalva de Cima e pretende funcionar como uma âncora para a entrada dos restantes produtos que a empresa comercializa no mercado de consumo, como a cerveja Xarlie, as marcas de vinho Zé do Álvaro, Zé Ferreira e Xarlie Brown’s e os azeites Xacara. “A Água Penalva de Cima é, de certa forma, um produto fetiche do presidente do nosso grupo, José Luís Faustino. Sempre ambicionou o lançamento de uma marca de água, em conjunto com os restantes produtos que já temos. Água é vida. O maior símbolo que a natureza representa”, confidencia Fábio Faustino, diretor da Beam Park, em declarações ao Hipersuper.

O nome escolhido para a marca está, aliás, ligado à história de José Luís Faustino. Penalva de Cima é o nome de um terreno baldio na localidade de Vidigal, que pertenceu ao avô do fundador da empresa de Leiria, onde se concentram pequenas áreas agrícolas regadas pelos afluentes do rio Lis. Sendo um produto fetiche do fundador da Beam Park, já há muito tempo que estava pensado, à espera da melhor oportunidade para o lançamento. Desde a conceção da marca até ao enchimento da primeira garrafa, “não demorou muito tempo”. “Todo o projeto e conceção da imagem já estava mais do que idealizado. Foi apenas esperar pelo timing e parceiros certos. Diria que em pouco mais de três meses conceptualizámos a marca”, conta Fábio Faustino.

O lançamento desta nova marca já envolveu o investimento de “algumas dezenas de milhares de euros”, adianta o diretor geral da empresa de Leiria. “É difícil nomear uma data prevista para alcançar o retorno do primeiro investimento, devido às inconstâncias da economia, geradas pela atual situação pandémica pela qual estamos a passar”. Os objetivos delineados para o primeiro ano de atividade da Penalva de Cima passam por “implementar a marca nos clientes que já temos, torná-la mais visível e ganhar notoriedade no mercado”, acrescenta Fábio Faustino.

ONLINE VALE 25% DAS VENDAS DA BEAM PARK

Disponível nos formatos 33ml, 500ml, 1,5L e 6L, a nova marca destaca no rótulo o Castelo de Leiria, a cidade que lhe deu vida. A água Penalva de Cima é “uma marca regional e conservadora, devido à sua imagem e linhas de design. É uma água de nascente captada na Serra do Caramulo e com um pH de 6.7º, que torna o produto ainda mais interessante e diferenciado, muito procurado pelo consumidor atual”, descreve Jéssica Perestrelo, responsável de marketing da Beam Park.

A estratégia delineada para tornar a nova marca numa âncora para a venda dos restantes produtos da empresa passa por posicionar a Penalva de Cima como um “produto essencial”. A linha de produtos da Beam Park tem “como objetivo inicial estar presente nos clássicos canais de distribuição”, adianta a responsável de marketing. A nova marca já conquistou os lineares da cadeia de distribuição Intermarché e está também à venda na fábrica de cerveja artesanal que a Beam Park detém em Leiria, e em alguns restaurantes. O Horeca e o setor industrial serão “certamente canais a trabalhar”. “Cultivamos a proximidade entre todos e o aumento da distribuição da água Penalva de Cima nos canais referidos. Sabemos que temos um produto com uma qualidade  inigualável e somos bastante competitivos”, afirma.

A marca está ainda a preparar a entrada da água Penalva de Cima na loja online da Beam Park, “onde já se encontram todos os nossos produtos”. O peso das vendas online no volume de negócios da empresa “ainda não é assim tanto como gostaríamos. Mas cresceu significativamente. Neste momento, representa cerca de 25% das nossas vendas”, revela a responsável de marketing. “Durante o confinamento, vamos também fazer entregas ao domicílio”, anuncia.

Da fábrica de Leiria, com cerca de 300 mil litros de capacidade instalada, sai, para o mercado nacional, mas também para alguns mercados de exportação, o “best seller” da empresa, a cerveja Xarlie. “Continua a ser a nossa bandeira e a marca com mais representação, devido à sua qualidade, irreverência e identidade distinta”. A Beam Park também comercializa as marcas de vinho Zé do Álvaro e de azeite Xacara. Para o efeito, estabeleceu uma parceria com a Adega Cooperativa de Pinhel, na região do Centro, distrito de Guarda.

Artigo originalmente publicado na edição  388 do Hipersuper


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