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Algumas das principais tendências de retalho para 2021

Por a 19 de Março de 2021 as 12:54

margaridamonteiro-mpPor Margarida Monteiro, consultant retail Michael Page

Geralmente um novo ano traz consigo metodologias e técnicas inovadoras. No entanto, como aparecimento da COVID-19, esse surgimento acabou por ter uma grande curva de aceleração, nomeadamente no área de retalho. Se pensarmos na evolução do e-commerce nestes últimos meses, observamos que grandes feitos foram alcançados. Ainda assim, existe muito para fazer quando falamos em tecnologia inovadora no setor de retalho e, por isso, deixamos aqui algumas das principais tendências:

#Social Commerce
Com o aparecimento da pandemia que obrigou ao encerramento das lojas físicas durante um grande período de tempo, as compras online vieram para ficar. De acordo com um recente estudo, em 2020, cerca de 41% dos consumidores, afirmaram fazer compras online que habitualmente faziam em lojas físicas. É nesta transformação que o “social commerce” se torna uma ferramenta bastante interessante para as empresas, uma vez que oferece aos compradores uma forma mais interativa de fazer compras online nas redes sociais. Desta forma, em vez de visitarem os sites da marca, os consumidores podem optar por comprar diretamente da loja nas aplicações das redes sociais, como é o caso do Facebook ou Instagram. Por outro lado, as marcas podem destacar produtos ou modificar o aspeto da sua loja, funcionando como uma espécie de “montra digital”. Como a mesma loja pode ser visitada tanto a partir do Facebook como da Instagram, uma vez criada, as marcas têm o potencial de alcançar uma vasta audiência global.

#Nova abordagem ao marketing de influência
Em 2020 assistimos a uma grande mudança na forma como as marcas e os influenciadores trabalham em conjunto. Observou-se uma alteração do tipo de conteúdo partilhado, para algo mais realista e natural, sendo que esta mudança será para continuar em2021.Os consumidores tendem a confiar em marcas que têm anúncios e/ou embaixadores autênticos e reais e, por isso, marcas que não deem prioridade à autenticidade no desenvolvimento de uma nova parceria, podem perder o investimento feito no próximo ano. É, por isso, importante que as marcas se concentrem em encontrar influenciadores que deem prioridade a questões educacionais e sociais, com foco na experiência do consumidor. No que diz respeito à forma de comunicação destes influenciadores, perspetiva- se que, em 2021, o vídeo seja o mais importante para comunicar as mensagens das marcas e/ou dos produtos, uma vez que, com as lojas físicas fechadas, torna-se impossível experimentar os produtos. É, por este motivo, que as marcas já começaram a fazer parcerias com influenciadores para criar e partilhar conteúdos na IGTV,  Instagram Live, TikTok e Instagram Reels para construir e fomentar comunidades digitais. Concluindo, as marcas necessitarão de conteúdos autênticos para manter as suas campanhas digitais de influência em2021.

#Lojas online com espaços físicos
Existem muitas marcas digitais que, apesar de terem iniciado no online, têm lançado e expandido a sua presença emlojas físicas. Esta tendência verifica-se mais no setor da moda e vestuário pelo benefício que existe na interação dos consumidores como produto. Ainda que a pandemia tenha abrandado a abertura e expansão de algumas marcas, a verdade é que assistimos a experiências offline de marcas que, anteriormente eram apenas online e, a tendência será para continuar em2021.

#Ascensão de marcas de cosmética baseadas em valores
A transparência, os valores e a ética nunca foram tão importantes para os consumidores, mostrando às marcas a necessidade de os priorizar o mais rápido possível. Num recente estudo realizado, concluiu-se que 71% dos consumidores preferem adquirir produtos de marcas que se alinhem como os seus valores. Esta preferência traduzir-se-á numa maior proximidade entre as marcas e os consumidores e, por isso, quando as marcas demonstram transparência e tomam determinadas posições éticas, quando bem feitas, podem construir uma relação de lealdade e confiança comos consumidores.

#Entregas rápidas
Com o crescimento do online, parece que as expetativas dos consumidores quanto ao tempo de entrega, tem vindo a aumentar, procurando entregas cada vez mais rápidas e, por vezes, no mesmo dia. Num estudo recente, concluiu-se que 88% dos consumidores estavam dispostos a pagar uma taxa extra por uma entrega mais rápida ou no mesmo dia. Embora o envio no mesmo dia esteja longe de ser um novo conceito, no ano de 2018, verificou-se que 51%dos retalhistas de comércio eletrónico já ofereciam entregas no mesmo dia. É, por isso, provável que vejamos uma grande evolução no envio de encomendas em 2021, com o desenvolvimento de tecnologias e o melhoramento da cadeia de logística das empresas.

#Aumento de uso de chatbots
Com a limitação que a pandemia impôs na experiência física, os retalhistas tiveram de reduzir o apoio presencial ao cliente. É, por este motivo, que cada vez mais empresas têm abraçado as tecnologias de chatbots e assistentes pessoais. Nunca foi tão importante proporcionar as melhores experiências e a forma de interagir entre os consumidores e as marcas.

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