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Benetton cria conceito de loja sustentável em Florença

Por a 3 de Março de 2021 as 16:32

14 FIRENZE(1)A Benetton estreou um novo conceito de loja em Florença, Itália, que se caracteriza pela utilização de materiais reciclados e tecnologias de última geração para economizar energia.

“Esta loja apresenta um conceito único no mundo, estudado para dar início a uma nova fase da nossa empresa”, comenta Massimo Renon, administrador-delegado do Benetton Group, citado em comunicado de imprensa. “É um projeto no qual a empresa acredita fortemente, uma parte fundamental de um percurso que visa tornar-nos uma referência mundial de sustentabilidade e em que Florença representa o símbolo deste renascimento sustentável”, acrescenta.

A nova loja, candidata “a ser um verdadeiro precursor de uma nova abordagem ao retalho com baixo impacto ambiental”, acredita o responsável, dispõe-se num único andar de 160 metros quadrados, nos quais se destacam os materiais naturais reciclados. O pavimento é feito de cascalho do rio Piave e restos de madeira das faias derrubadas pela tempestade de Vaia, as paredes foram tratadas com tinta mineral com propriedades antibacterianas, antibolores e com capacidade de redução de poluentes presentes no meio ambiente.

Os interiores da loja foram produzidos com novos materiais criados pela integração de resíduos da indústria têxtil: os botões usados (difíceis de eliminar), misturados com hidrorresina, tornam-se plataformas perimetrais e bases dos expositores; a lã reciclada (em estado de mecha crua) é reutilizada como desenho no revestimento perimetral e como decoração das cortinas dos provadores; o “rossino”, material feito com fibras têxteis mistas recicladas, dá vida a estantes, bases de expositores e manequins, explica a empresa.

Já as vitrinas são equipadas com ecrãs LED transparentes, de baixo impacto ambiental, nos quais serão projetados conteúdos de vídeo dedicados com base nas necessidades do momento em matéria visual, comercial e de comunicação.

Os consumos energéticos são reduzidos em 20% em comparação com os de uma loja padrão. Através de sensores minúsculos, inteligência artificial e análise de dados, foi concebido um sistema que “permite maximizar a eficiência energética dos pontos de venda e garantir o conforto do cliente, gerindo automaticamente os sistemas em função do afluxo de pessoas”.

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