FMCG Homepage Newsletter

Danone espera voltar ao crescimento no segundo trimestre depois de a pandemia ter afetado o negócio em 2020

Por a 19 de Fevereiro de 2021 as 9:41

danoneDepois de um ano de recuo nas vendas em 2020, que ficou a dever-se à pandemia, o grupo Danone antecipa um crescimento no segundo trimestre de 2021 e voltar a registar um crescimento da rentabilidade da operação no segundo semestre.

O grupo francês reportou vendas de 23.620 milhões de euros em 2020, significando uma diminuição de 6,6% face a 2019, segundo anunciou esta sexta-feira a Danone. Com a pandemia a afetar a economia em 2020, a Danone enfrentou “desafios de curto prazo nas nossas principais categorias e geografias, mas também descobrimos oportunidades significativas de longo prazo, cuja existência está diretamente assente na estrutura estratégica e na escolha do portfólio de categorias feitas nos últimos anos”, refere Emmanuel Faber, chairman e CEO da Danone.

O declínio das vendas traduz sobretudo o impacto negativo dos efeitos cambiais (-5%), resultante da desvalorização da moeda no Estados Unidos, na América Latina, na Indonésia e na Rússia, face ao euro.

Numa base comparada, as vendas recuaram 1,5%, apesar de os volumes manterem a estabilidade, refletindo um desempenho negativo da categoria de águas, exposta ao canal Horeca, e da área de nutrição especial. Ainda numa base comparada, a margem operacional diminuiu 150 pontos base para 14% das vendas.

A companhia francesa reportou um lucro de 1.956 milhões de euros, valor que compara com 1.929 milhões de euros de 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *