Sem categoria

Fileira de frutas, legumes, plantas ornamentais e flores regista crescimento de 4,4% nas exportações em 2020

Por a 11 de Fevereiro de 2021 as 15:59
Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh

Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh

A fileira das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores atingiu 1.683 milhões de euros em exportações em 2020, um crescimento de 4,4% face a 2019, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados pela Portugal Fresh, associação promotora da fileira.

“Estes são números muito positivos para este que é um setor campeão da economia nacional, mais considerando o contexto de pandemia que o mundo atravessa”, salienta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, citado em comunicado.

O desempenho, que contraria os números negativos de muitos setores da economia nacional, é atribuído ao investimento e à modernização do sistema de produção que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dez anos. Este investimento “faz com a produção de origem portuguesa seja hoje um fornecedor de excelência, tanto para o mercado europeu como para a América e Ásia”, sublinha o presidente da Portugal Fresh.

“A agricultura precisa de acelerar a sua transição para o digital para fazer face ao contexto pandémico, que irá persistir globalmente ao longo de 2021, e continuar a percorrer o caminho da diversificação de mercados e de conquista de outras geografias”, acrescenta.

No ano passado, o preço por quilo subiu 5,3% face a 2019, o que explica a valorização da fileira, que registou um ligeiro recuo das exportações em 0,9% para 1.589 mil toneladas.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *