Homepage Newsletter Ponto de Venda

Operações de sale&leaseback de supermercados com investimento de €100 milhões em Portugal

Por a 10 de Fevereiro de 2021 as 12:45

supermercadoO segmento de retalho registou mais de mil milhões de euros de volume de investimento em Portugal, no ano passado, segundo dados da consultora imobiliária Savills. A maior transação do ano foi a venda de 50% do Fundo Sierra às seguradoras Allianz e Ello, avaliada em 750 milhões de euros.

“Sem dúvida, o segmento de retalho tem sido um dos mais desafiados e postos à prova pela Covid-19. Uma das grandes diferenças observadas comparativamente com anos anteriores é o aumento de transações de unidades alimentares, reflexo do impacto do período de confinamento”, comenta Luís Vieira, diretor de retalho da Savills Portugal, citado em comunicado de imprensa.

No total, foi registado um volume de investimento superior a 120 milhões de euros referentes a operações de venda de unidades alimentares e stand-alone, dos quais quase 100 milhões foram operações de sale&leaseback de portefólios de supermercados.

“Com a nova realidade, o consumo, os clientes e a oferta adaptaram-se.  A obrigação e vontade de ficar mais em casa, em teletrabalho e na vida quotidiana, fez com que o consumo mudasse. As pessoas comem em casa, redecoraram as suas casas, compram online. Este novo modo de vida, fez com que o retalho alimentar, o do it yourself, a decoração e as entregas online tenham tido um boom em 2020 e que continuará. Algumas marcas destes setores de atividade, tiveram o seu melhor ano de sempre, tendo inclusivamente tido menos custos de operação”, acrescenta Luís Vieira.

“O investimento observado, mostra a clara aposta em readaptar e expandir estes setores. Esta rápida adaptação fez também com que estas empresas se tenham libertado do peso dos seus ativos, em operações de sale&leaseback, assegurando contratos de arrendamento de longa duração e capital disponível para continuar a sua rápida expansão”, termina.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *