Destaque Destaque Homepage Homepage Logística Newsletter

Procura de instalações logísticas em Portugal aumenta 35% em 2020

Por a 5 de Fevereiro de 2021 as 15:08

image010(1)A procura de instalações logísticas no mercado português aumentou 35% em 2020, em relação ao ano anterior, com os investidores a procurar dar resposta ao aumento das vendas online, de acordo com um estudo internacional da consultora imobiliária Savills que está convencida que os níveis de ocupação e o investimento no setor logístico vão registar números recordes no ano em curso.

Esta é uma tendência que se verifica em todos os países europeus. Com o aumento das taxas de penetração do comércio eletrónico no ano passado, a ocupação de instalações logísticas atingiu 21,8 milhões de metros quadrados nos primeiros três trimestres de 2020, uma subida de 10% em relação a igual período de 2019. As maiores subidas tiveram lugar nos Países Baixos, com um crescimento de 56% em termos homólogos, na Polónia, com uma subida de 46%, e no Reino Unido, com uma evolução de 33%.

Como explica Pedro Figueiras, associate director, industrial & logistics da Savills Portugal, “Portugal não é uma exceção nesta tendência pan-europeia. Tendo em conta o já baixo stock de unidades com especificações logísticas, este aumento de procura veio esgotar a quase totalidade de unidades disponíveis criando assim uma maior pressão no sentido do aumento de rendas. Este ano será também marcado pela chegada ao mercado das unidades atualmente em promoção e que, de forma expectável, por via da modernidade e maior eficiência, contribuirão positivamente para esta tendência de aumento de rendas”.

“No que concerne ao mercado de investimento observamos um notório aumento do apetite e consequentemente do capital disponível para alocar a esta classe de ativos. Em função desta realidade, poderemos esperar que com a colocação do novo produto com covenants sólidos e o referido aumento de interesse se possa traduzir numa compressão das yields até aqui observadas. Quer por esta via, quer pela via de crescimento de rendas estão reunidos os ingredientes para que se observe o aumento do capital value dos ativos logísticos em Portugal”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *