Distribuição Homepage Newsletter

Estudo. “Embalagens descartáveis em restaurantes de serviço rápido têm menor impacto ambiental do que loiça reutilizável”

Por a 25 de Janeiro de 2021 as 16:39

EPPAAs embalagens de utilização única, feitas à base de papel, para alimentos e bebidas utilizadas em restaurantes de serviço rápido têm menor impacto ambiental do que as soluções reutilizáveis feitas em materiais como o plástico, o vidro ou a cerâmica, segundo um estudo encomendado pela European Paper Packaging Alliance (EPPA) à consultora dinamarquesa Ramboll.

O estudo revela que os recipientes reutilizáveis geraram mais 177% de emissões de CO2, consumiram mais 267% de água e produziram mais 132% de partículas finas, em comparação com os recipientes de utilização única de papel e cartolina. A explicação está nos gastos com a lavagem e secagem no próprio estabelecimento, ou por terceiros, das loiças reutilizáveis, garante a consultora.

“O principal problema dos recipientes reutilizáveis é a energia e a água que consomem durante a lavagem e secagem para garantir que são bem higienizados e seguros para serem reutilizados pelos clientes. Isto também é confirmado quando são aplicadas as mais eficientes tecnologias de lavagem de loiça. O que significa que a utilização única é melhor para o clima e não agrava os problemas de stress hídrico, um problema crescente em muitos países europeus”, afirma Antonio D’Amato, presidente da EPPA, citado em comunicado de imprensa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *