Data Center Homepage Newsletter

Níveis de globalização caem em 2020 mas não diminuirão abaixo da crise de 2008

Por a 9 de Dezembro de 2020 as 15:57

globalizaçãoOs níveis de globalização poderão diminuir em 2020 devido aos efeitos causados pela Covid-19, embora não seja expetável que a conectividade entre países e continentes diminua para níveis abaixo dos registados na crise financeira de 2008 e 2009, segundo o DHL Global Connectedness Index 2020, realizado pela A DHL e a Stern School of Business da Universidade de Nova York.

O relatório baseia-se nos fluxos internacionais de comércio, de capital, de informação e de pessoas em 169 países e territórios. “Após manter-se constante em 2019, as previsões atuais sugerem que o índice irá cair significativamente em 2020 devido aos efeitos do distanciamento causado pela Covid-19 nas sociedades, como fronteiras fechadas, proibição de viagens e linhas aéreas de passageiros suspensas”, lê-se no documento.

“A atual crise mostrou quão indispensáveis as conexões internacionais são na manutenção da economia global, na proteção do sustento das pessoas e no auxílio ao fortalecimento dos níveis de comércio das companhias”, refere John Pearson, CEO da DHL Express, citado em comunicado.

No entanto, os fluxos de comércio e de capital já iniciaram a sua recuperação. Segundo o estudo, os “fluxos de dados internacionais tiveram um grande aumento durante a disseminação da pandemia, já que o contato pessoal foi substituído pelo mundo on-line, aumentando o tráfego internacional de internet, os telefonemas e o comércio eletrónico”.

John Pearson  explica ainda que as “cadeias de fornecimento e redes logísticas conectadas possuem um papel essencial na manutenção do funcionamento do mundo e na estabilização da globalização, especialmente neste momento de crise que assola o nosso planeta”.

“Tal faz-nos lembrar da necessidade de estar sempre preparados para qualquer desafio. Os recentes avanços da vacina colocaram um holofote na importância sistémica de uma logística médica rápida e segura, dependente de uma rede interconectada global que garante efetivamente a distribuição internacional”, explica.

Por outro lado, o documento mostra que a Covid-19 não conseguiu romper as ligações que ultrapassam as fronteiras nacionais, apesar da interrupção dos negócios. “Este relatório mostra que a globalização não entrou em colapso em 2020, mas que a pandemia de fato transformou – pelo menos temporariamente – a forma como os países se conectam. Também demonstra tanto os perigos de um mundo onde os principais elos são perdidos e a necessidade urgente de uma cooperação mais efetiva frente aos desafios globais”, explica Steven A. Altman, senior research scholar e director da Iniciativa DHL sobre a globalização na Stern School of Business da Universidade de Nova York.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *