Homepage Newsletter Opinião

Opinião. A cloud híbrida é a única solução para o retalho no pós Covid-19

Por a 20 de Novembro de 2020 as 12:19

NutanixPor Iván Menéndez, country manager da Nutanix para Portugal e Espanha

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem vindo a paralizar muitos negócios. Por outro lado,  está a ser um importante motor para ativar os planos de transformação digital que permaneciam há vários anos guardados numa gaveta. O digital tem marcado a diferença entre a possibilidade de nos mantermos a trabalhar ou a paralisação completa das indústrias, e o setor do retalho não é exceção.A tendência é que o e-commerce continue a aumentar e, por isso, as empresas do setor do retalho necessitam de uma infraestrutura cloud híbrida sólida para reduzirem a complexidade dos seus sistemas. E a cloud significa isso mesmo: eficiência e poupança.

Tudo o que implica utilizar em menor quantidade o centro de dados tradicional, resulta, de um modo direto, numa enorme poupança energética e até financeira. É, por isso, que recomendamos sempre que as empresas apostem em modelos de cloud híbrida, aproveitando o melhor dos dois mundos entre as clouds pública e privada.

Segundo o último estudo da Nutanix Enterprise Index Cloud, cerca de 39% dos operadores de retalho estão a priorizar a cloud privada enquanto porta de entrada no sistema e a adoção de novas ferramentas para otimização de processos, e a atenção ao cliente consegue-se através de diferentes formas: aplicações móveis, introdução à IoT, inteligência artificial, chatbots e assistentes virtuais. O setor do retalho encontra no digital o seu melhor aliado para consolidar o negócio e explorar novas formas de crescimento.

Os fornecedores de tecnologia, como a Nutanix, devem oferecer sempre soluções adaptadas a cada setor e com custos ajustados às necessidades de cada empresa. O nosso método de subscrição permite esta flexibilidade, com uma cobrança única para todos os serviços que o  cliente realmente precisa, com total liberdade de escolha. A utilização de tecnologias como a cloud ajuda ainda as empresas a protegerem o meio ambiente. As empresas devem ser responsáveis e ter em conta a redução dos níveis de emissão de CO2 no nosso planeta. Os novos meios tecnológicos em cloud híbrida são, claramente, um exemplo do processo de transformação que privilegia a eficiência energética.

Estamos perante um novo contexto internacional que, além de modificar a nossa forma de trabalhar, marca um antes e depois num setor tão estratégico como o do retalho, crucial ao longo desta pandemia. Estas empresas têm uma oportunidade única de transformarem as suas infraestruturas e adotarem tecnologias dentro da cloud. O setor do retalho, tal como qualquer outra indústria, não tem outra alternativa à cloud híbrida , uma vez que o objetivo final é sobreviver a um mundo pós Covid-19 com uma resiliência maior e um papel mais sustentável na economia e no mundo.

*Artigo originalmente publicado na edição impressa de outubro do Hipersuper

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *