saiba o que é »

Como o SEO ajuda na recuperação do comércio local

Por a 17 de Novembro de 2020 as 8:30
Imagem1

Apesar de se reconhecer a importância do digital nos dias que correm, a verdade é que ainda há quem pense que os negócios locais continuarão ad aeternum a viver do “passa-a-palavra”. Não deixará de ser assim, mas a verdade é que os tempos mudaram e a estas palavras acrescentam-se agora outras: as palavras-chave digitais. Independentemente da escala do seu negócio, trabalhar com uma agência de marketing digital passou a ser uma escolha natural para que cada projeto esteja bem situado no caminho da angariação digital de clientes, leia-se conversão, plano no qual os resultados das pesquisas nos motores de busca passaram a ser um elemento fundamental.

Várias microempresas e negócios locais já usam os serviços de uma agência de SEO como agência de marketing digital porque já entenderam os benefícios dessa parceria estratégica. O SEO Local é uma ferramenta de promoção e de marketing local online muito eficaz. Isto porque permite que empresas, marcas e negócios locais promovam os seus produtos ou serviços de forma local, para potenciais clientes no exato momento em que a pesquisa está a ser feita num motor de busca como o Google. Lembremos que o objetivo do SEO (Search Engine Optimization) é fazer com que determinado website se posicione o melhor possível nos resultados dos motores de busca.

O papel de uma agência de SEO nos negócios locais

É precisamente esse o trabalho de uma agência de SEO no âmbito do SEO Local: guiar o seu website para o topo das listas locais e aumentar assim a visibilidade do seu negócio. A ideia é alcançar o público-alvo em cheio na sua zona geográfica. Qualquer negócio, em particular os negócios locais, precisará de tráfego geograficamente relevante para o seu website. É esse o trabalho que a Unik SEO, agência de SEO em Lisboa, apresenta no seu serviço especifico de SEO Local. Em suma, o trabalho de otimização para motores de busca feito por uma agência de marketing digital no âmbito do SEO Local, permitirá que 1) o cliente tenha uma posição mais relevante nas páginas de resultados dos motores de pesquisa (SERP) e uma presença sustentada nestes, 2) aumentar o número de visitantes (qualificados) no seu website, e 3) incrementar o número de conversões, isto é, contactos, vendas e leads.

SEO Local e o potencial impacto de uma agência de SEO – Dados

Num artigo publicado pela empresa SemRush, em que apresenta vários factos recolhidos de vários outros estudos e análises, destacam-se,

  • 82% dos utilizadores realizam pesquisas “perto de mim”
  • 78% das pesquisas mobile baseadas na localização resultam numa compra offline
  • O Google gera cerca de 96% de tráfego de pesquisa mobile
  • 46% das pesquisas feitas no Google são locais;
  • As pesquisas locais levam 50% dos utilizadores de dispositivos móveis a visitar o negócio nas 24 horas subsequentes e este é um número que qualquer agência de marketing digital tem em mente;
  • Dentro das pesquisas locais, a localização de um negócio é a informação mais procurada;
  • 75% dos utilizadores nunca passa da primeira página dos resultados das buscas no Google;
  • Cerca de 86 % dos consumidores usam a internet para descobrir negócios na sua cidade;
  • 72% dos consumidores afirmam que quando querem encontrar informação sobre negócios locais, a primeira opção é fazer uma pesquisa na internet;
  • 29% dos utilizadores pesquisam informações sobre negócios locais na internet pelo menos uma vez por semana.

Os números comprovam assim, de forma clara, que motores de busca como o Google se tornaram na fonte de informação número um sobre negócios locais, o que por sua vez nos diz que o trabalho com uma agência de SEO é super importante. Assim, na hora de escolher uma agência de marketing digital, lembre-se da importância do SEO Local. Aparecer entre os primeiros resultados das pesquisas no seu segmento é fundamental para o sucesso comercial. Quando tanto se fala do peso dos grandes negócios face aos negócios locais, no campo digital esse peso pode diluir-se. Aliás, uma mais-valia quando se fala no trabalho de uma agência de SEO no campo do SEO Local é que este pode concentrar os esforços em tópicos altamente específicos e competitivos face às grandes empresas. Traduzindo, uma agência de SEO a trabalhar SEO Local pode, por exemplo, definir uma paisagem com 10 palavras-chave em torno do seu negócio, e criar uma estratégia de conteúdos a partir daí que vai alavancar os resultados nos motores de busca, mesmo face a negócios com maior peso.

A internet é um campo aberto onde as diferenças entre “grandes” e “pequenos” se podem esbater através de um bom trabalho com uma agência de marketing digital.

 

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *