Economia Homepage Newsletter

Volume de comércio a retalho cai 2% em setembro na zona euro

Por a 5 de Novembro de 2020 as 16:34

retalhoO volume de comércio a retalho desceu 2% na zona euro em setembro, na comparação com o mês de agosto, enquanto que nos países da União Europeia (UE) o recuo foi de 1,7%, de acordo com estimativas divulgadas esta quinta-feira pelo Eurostat. Em agosto, o indicador cresceu 4,2% na zona euro e cerca de 3,6% na UE. Na comparação homóloga, o índice de vendas ajustadas no retalho cresceu 2,2% na zona euro e 2,1% na UE em setembro.

Analisando o retalho por sectores, na comparação com agosto, o volume de comércio a retalho diminuiu 2,6%  em setembro para os produtos não alimentares, 1,4% para alimentos, bebidas e tabaco e cerca de 0,2% para combustíveis na zona euro.

Nos países da UE, o volume de comércio no retalho diminuiu 2,1% para produtos não alimentares, cerca de 1,1% para alimentação, bebidas e tabaco e 0,5% para combustíveis.

Na comparação em cadeia, os estados-membros que registaram maiores descidas foram a Bélgica (-7,4%), a França (-4,5%) e a Alemanha (-2,2%). As maiores subidas ocorreram na Bulgária (+2,8%), Portugal (+1,9%) e Roménia (+1,7%).

Comparando com setembro de 2019, o volume de comércio a retalho cresceu 2,9% para alimentos, bebidas e tabaco e 2,6% para produtos não alimentares, enquanto o combustível desceu 3,8% nos países da zona euro.

Já nos países da UE, o volume de comércio a retalho cresceu 2,9% para produtos não alimentares e 2,4% para alimentos, bebidas e tabaco, tendo o combustível descido 4,6%.
Entre os estados-membros com dados disponíveis, os maiores níveis de crescimento pertenceram à Irlanda (+11,5%), Lituânia (+6,2%), Letónia e Eslováquia (ambos com +5,9%). As maiores descidas ocorreram em Malta (-12,2%), Eslovénia (-6,9%) e Bulgária (-6.7%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *