Homepage Logística Newsletter

“e-Waste Open Innovation” tem €20 mil para projetos de reciclagem de equipamentos eletrónicos

Por a 22 de Outubro de 2020 as 15:59

e-WasteO “e-Waste Open Innovation” é um programa de capacitação e mentoria que desafia startups e empreendedores a criarem soluções para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de equipamentos eletrónicos. Promovido pela ERP Portugal (Entidade Gestora de Resíduos) e pela LG Portugal, com o apoio da Startup Lisboa, o programa tem as candidaturas a decorrer até 07 de novembro.

Em 2019, foram produzidos 53,6 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos no mundo e, de acordo com o último relatório da ONU, apenas 17,4% dessa quantidade foi reaproveitada ou reciclada. A ONU prevê ainda que o lixo eletrónico global possa atingir 74 milhões de toneladas em 2030. “O que faz do lixo eletrónico o fluxo de lixo doméstico de crescimento mais rápido do mundo”, esclarece um comunicado da LG.

Em Portugal, só no ano passado, foram produzidas 170 toneladas de lixo eletrónico e mais de 30% da população ainda não tem o hábito de encaminhar e reciclar o seu lixo eletrónico.

A avaliação e seleção dos projetos vencedores será feita por um júri composto por membros das entidades promotoras do projeto a 27 de janeiro de 2021. Neste dia, as equipas irão apresentar as suas soluções e serão selecionados os três projetos vencedores: o primeiro prémio recebe 15 mil euros, o segundo 3.500 euros e o terceiro 1.500 euros.

Além de terem um impacto negativo no ambiente, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) “quando não são corretamente encaminhados são também um risco para a saúde pois contêm aditivos tóxicos ou substâncias perigosas, como o mercúrio, que podem danificar o cérebro e o sistema de coordenação”, acrescenta o documento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *