Metro AG adquire grupo português Aviludo
O grupo Metro AG anunciou esta segunda-feira a aquisição da Aviludo, empresa portuguesa grossista especializada na indústria, comércio e distribuição de produtos alimentares, sedeada em Quarteira, no Algarve, estando a concretização efetiva do negócio dependente do sinal verde da Autoridade da Concorrência.
O grupo alemão reforça assim a sua posição no mercado português, onde detém a Makro. Apesar da aquisição, a empresa nacional continuará a ser independente e manterá a sua marca, sendo o negócio encarado pelo grupo alemão como decisivo para este se tornar totalmente focado no canal Horeca.
“Após as aquisições da Pro à Pro, Rungis Express e Classic Fine Foods nos últimos anos, a aquisição do grupo Aviludo é um passo lógico para fortalecer ainda mais o alcance do Metro. Estamos agora a alargar o leque de serviços aos nossos clientes num mercado importante como o português. Graças à forte posição da Aviludo, reforçamos a presença em Portugal e podemos oferecer aos nossos clientes valor acrescentado em produtos e serviços, ficando assim muito bem posicionados para um maior crescimento”, refere Olaf Koch, CEO do grupo METRO AG, citado em comunicado.
“Com o grupo Metro AG encontramos o parceiro certo para acelerar o nosso crescimento e melhorar a nossa oferta comercial, ao mesmo tempo que preservamos a fórmula de sucesso da Aviludo e os nossos maiores ativos (…). Junto com a equipe de gestão da Aviludo, estou ansioso para trabalhar ao lado do grupo METRO AG e, em particular, a Makro para construir uma oferta inigualável em Portugal”, salienta José Ressurreição, cofundador e CEO da Aviludo
Não divulgando os valores de negócio, o grupo alemão adianta que a Aviludo registou vendas líquidas de 152 milhões de euros em 2019 a mais de 13.500 clientes nas áreas da restauração independente, cantinas e cadeias de restauração.