Comércio online atingiu 96 mil milhões de euros em 2019
O valor do comércio online em Portugal atingiu 96 mil milhões de euros em 2020, segundo dados apresentados esta segunda-feira pela ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital.
Estes números referem-se ao total das transações realizadas entre empresas (business-to-business) e entre empresas e o consumidor final (business-to-consumer). A ACEPI estima para 2020 um crescimento até aos 110, 6 mil milhões de euros, valor “alavancado pelo impacto da pandemia da Covid-19 que mudou profundamente os hábitos dos consumidores e transformou profundamente empresas e negócios”.
De acordo com o estudo, mais de metades dos utilizadores de Internet (51%) fez compras online em 2019. Este valor poderá crescer até ao 57% em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Por outro lado, o valor por compra aumentou devido à pandemia, tendo 60% dos compradores online adiantado ter aumentado o valor das compras através da Internet. Também a intensidade de compras na Internet registou um crescimento, tendo 73% dos compradores online afirmado ter realizado, em média, mais do que 3 a 5 compras por mês.
O estudo também dá conta de que os utilizadores da Internet passaram a comprar mais em sites portugueses e menos em sites internacionais. Segundo a ACEPI, este fenómeno poderá estar relacionado com a existência de mais lojas online portuguesas.
Entre as várias categorias de compras online, o estudo indica que as entregas refeições ao domicílio surgem em destaque depois de em 2019 não terem praticamente expressão, e os produtos alimentares e bebidas. Por outro lado, as categorias de informática e de eletrodomésticos registaram crescimentos acentuados.