Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Volume de comércio a retalho recuou 1,3% em julho na zona euro

Por a 3 de Setembro de 2020 as 15:00

retalho_WorxO volume de comércio a retalho diminuiu 1,3% em julho na zona euro, na comparação com o mês anterior, num período em que os países europeus impuseram medidas menos restritivas no combate à Covid-19, segundo dados revelados esta quinta-feira pelo Eurostat.

Nos países da União Europeia (UE), na comparação em cadeia, o recuo foi de 0,8%. Em junho, o volume do comércio a retalho aumentou 5,3% na zona euro e 5,1% na UE.

O comércio a retalho registou em julho, na comparação homóloga com 2019, um crescimento de 0,4% na zona euro e 0,7% nos estados-membros da UE.

Na zona euro, em comparação com junho, o volume de comércio a retalho, decresceu, em julho, 2,9% para os produtos não alimentares, permaneceu estável na alimentação, bebidas e tabaco, tendo crescido 4,3% no combustível automóvel.

Por outro lado, o volume do comércio a retalho, comparando com junho, diminuiu 2,3% para produtos não alimentares, tendo aumentado 0,1% na alimentação, bebidas e tabaco. No combustível automóvel, o crescimento foi de 4,6%.

Entre os estados-membros, os maiores crescimentos registaram-se em Portugal e na Roménia (os dois com +3.9%) e em Malta (+3.2%). As maiores diminuições foram observadas na Bélgica (-5.1%), Finlândia (-2.0%) e Estónia (-1.5%).

Na comparação anual, o volume do comércio a retalho aumentou 1,5% para alimentação, bebidas e tabaco, cerca de 0,5% em produtos não alimentares, enquanto o combustível automóvel diminuiu 10,8% na zona euro.

Nos países da UE, registou-se um crescimento de 1,5% para produtos não alimentares e 1,1% para alimentação, bebidas e tabaco. O combustível diminuiu 9,6%.

Os maiores crescimentos observaram-se Irlanda (+9.1%), Lituânia (+6.8%) e Holanda (+6.0%). As maiores diminuições registaram-se na Bulgária Bulgaria (-17.5%), Malta (-8.1%) e Luxemburgo (-6.1%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *