Economia Homepage Newsletter

Taxa de inflação homóloga é nula em agosto

Por a 31 de Agosto de 2020 as 16:16

retalho_checkpointA taxa de variação homóloga do índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido nula em agosto, menos 0,1 pontos percentuais em comparação com julho, segundo a estimativa rápida divulgada esta segunda-feira pelo INE. Os dados definitivos serão publicados a 10 de setembro.

De acordo com o INE, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado igualmente uma variação nula, quando em julho foi de 0,1%.

No que diz respeito à taxa de variação homóloga do índice relativa aos produtos energéticos, esta terá sido de -5%, quando em julho foi de 5,3%.

“Relativamente ao mês anterior, o IPC terá tido uma variação de -0,2% (em julho, a variação mensal foi -1,3% e em agosto de 2019 tinha sido de -0,1%)”, refere o INE.

O INE estima uma variação média nos últimos dozes meses de 0,1%, um valor igual ao registado em julho. O gabinete  de estatística estima ainda que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá tido uma variação homóloga de -0,2%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *