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O desempenho das marcas de retalho nas redes sociais do Sul da Europa. Marca portuguesa lidera performance no Facebook

Por a 5 de Agosto de 2020 as 11:38

ClipboardO número total de seguidores da indústria de retalho no sul da Europa aumentou nas redes sociais Instagram e Facebook, em linha com a tendência global de  crescimento do número de seguidores, que subiu 0,12% no Facebook e 6,15% no Instagram, no primeiro trimestre. Os dados são da plataforma SocialBakers e são relativos ao primeiro trimestre de 2020. Analisam apenas o desempenho das marcas de retalho nas redes sociais do Sul da Europa.

A categoria de retalho tem o segundo maior número de interações entre as páginas das marcas no Facebook, logo a seguir ao ecommerce e à frente de categorias como auto, fashion e serviços.

Já na rede social Instagram o retalho apresenta o terceiro maior número de interações entre os perfis de marcas, atrás do ecommerce e do setor fashion.

No que diz respeito à audiência, o número de seguidores para as 50 maiores contas de retalho no Instagram é inferior ao número de fãs das 50 maiores páginas de retalho no Facebook. Por outro lado, e apesar da atividade no Instagram ser praticamente a mesma que no Facebook, o envolvimento dos seguidores no Instagram com as publicações é superior ao envolvimento dos utilizadores do Facebook com os posts das marcas de retalho.

Já em relação ao desempenho dos diferentes tipos de posts no Facebook – foto, vídeo, vídeo em direto, link – são os vídeos em direto e as imagens que registam as melhores performances no Sul da Europa, com, em média, 16 interações para os vídeos em direto e 14 interações para fotografias.

No Instagram são o Carousel (inserção de mais de uma foto no mesmo post) e as imagens que registam melhor performance, com, em média, 108 e 91 interações, respetivamente.

socialbakersContinente lidera performance no Facebook

A página de Facebook da cadeia portuguesa de super e hipermercados Continente regista a melhor performance entre todas as marcas da categoria de retalho do sul da Europa, à frente da Mercadona, Carrefour, Totamona, Lidl Portugal e Thomann Espanha, que constituem o TOP 6 (ver gráfico). A página de Facebook do Continente conta atualmente com mais de 2 milhões de seguidores.

Apesar de deter o maior número de interações com seguidores, o Continente não é a marca que mais publica, o que revela um elevado nível de “engagement” pela maior média de interações por publicação. Até 30 de junho, o Continente somou mais de 1,5 milhões de interações no seu perfil, superando retalhistas de mercados como Espanha ou Itália, que apresentam um potencial de seguidores muito superior, sublinha a cadeia da Sonae em comunicado.

“Mais do que um touchpoint, encaramos as redes sociais como um espaço comum e uma oportunidade de incluirmos os clientes no caminho que temos vindo a fazer. Um caminho onde há novidades, passatempos, receitas e sugestões para uma vida mais equilibrada, concertos ao vivo, histórias solidárias e muitas mais coisas, algumas que nós próprios ainda não imaginamos. E se 2020 tem sido um ano surpreendente, também tem sido o ano para nos conectarmos como nunca e as redes sociais tiveram, e continuarão a ter, uma importância crítica nesse movimento”, explica Tiago Simões, diretor de Marketing, citado no comunicado.

SocialBakers2Já no Instagram, o Top 6 das melhores performances não inclui marcas de retalho portuguesas. O ranking é liderado pela JD Sports Espanha (ver gráfico).

A cadeia especializada em artigos de desposto tem 386,079 seguidores no Instagram e gerou 2,566,198 interações em 538 posts. Segue-se no Top 6 as Perfumerías Primor, as Druni Perfumerías, a Decoro Official, a Sephora Itália e a Ikea Itália.

 

 

 

 

 

 

 

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