Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Pingo Doce reage a vídeo que mostra desperdício alimentar de supermercado: “constitui um incumprimento das regras”

Por a 4 de Agosto de 2020 as 19:01

marca_propria_pingo_doceTornou-se viral um vídeo partilhado na rede social Instagram em que dois jovens mostram uma grande quantidade de alimentos, em aparente bom estado, retirados do lixo de um supermercado. Nas imagens reconhece-se, através das embalagens, que os produtos pertencem à marca Pingo Doce. Em quase dois dias, o vídeo superou as 1,2 milhões de visualizações.

A cadeia do grupo Jerónimo Martins já reagiu ao vídeo, afirmando que está “a averiguar internamente o que poderá ter originado esta situação, que constitui um incumprimento das regras estabelecidas na companhia”, explica fonte oficial, em comunicado.

No vídeo, vê-se uma mesa repleta de frutas e legumes, grande parte embalada e com etiquetas que alertam  para a aproximação do fim do prazo de validade, além de “40 kg de pão embalado”. Tudo alegadamente retirado do lixo.

“Muitas grandes superfícies têm os seus caixotes do lixo trancados à chave ou em casinhas às quais não é fácil aceder”, acusa o autor do vídeo. “Isto é assustador e revoltante. (…) Ainda mais grave nesta altura [de pandemia] em que muita gente não tem trabalho e muita gente está a passar fome”, alerta.

O Pingo Doce lamenta a situação, que diz ser  “totalmente excepcional”. A empresa explica que procura “combater o desperdício alimentar em todas as frentes, através de várias iniciativas que, só em 2019, evitaram o desperdício de mais de 10.700 toneladas de alimentos”. Lembra ainda que foi “o primeiro grupo de retalho alimentar em Portugal a calcular, a verificar de forma independente e a divulgar publicamente a sua pegada de desperdício alimentar”.

A cadeia explica que “quando os alimentos estão aptos para serem consumidos, mas não para venda, doamo-los a instituições que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade nas comunidades próximas das nossas lojas, sendo o Pingo Doce a cadeia de retalho alimentar que mais alimentos doa. Em 2019, o Pingo Doce doou géneros alimentares equivalentes a mais de 5.800 toneladas, apoiando atualmente, numa base regular, mais de 500 instituições. No primeiro semestre deste ano, doamos cerca de 2.800 toneladas de alimentos”.

Além desta iniciativa, a empresa compra aos produtores os legumes considerados “feios” para confeção de sopas nas suas cozinhas centrais ou para venda em formatos pré-cortados, prontos a cozinhar. “Só em 2019, o Pingo Doce utilizou mais de 3.700 toneladas de legumes não calibrados em sopas e produtos de quarta gama”, sublinha fonte oficial. Recorda ainda que desde o ano passado que a cadeia vende com desconto produtos prestes a atingir o prazo de validade, os quais são identificados com uma etiqueta cor laranja. Medida que já permitiu evitar o desperdício de 1.100 toneladas de alimentos.

Num segundo vídeo, os jovens voltam a mostrar um conjunto de alimentos – ainda que em menor quantidade – também retirados de um caixote do lixo e que se encontram dentro do prazo de validade. Desta vez pertencem à marca Auchan.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *