Destaque Destaque Homepage Economia Homepage Newsletter

INE prevê redução do investimento de 8,9% em 2020

Por a 9 de Julho de 2020 as 15:31

FábricaO investimento empresarial poderá cair 8,9% em termos nominais em 2020, contrariando a previsão de subida de 3,6% revelada em janeiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Os dados da revisão da previsão resultam do impacto da pandemia Covid-19 na economia e nas expetativas das empresas.

“É importante notar que cerca de 51% das respostas das empresas foram obtidas ainda durante o mês de abril, sendo portanto possível que algumas das respostas não traduzam ainda reajustamentos das intenções de investimento e reflitam ainda os planos pré-pandemia”, refere o INE.

Segundo o Inquérito de Conjuntura ao Investimento do INE, os resultados apontam para um crescimento nominal de 4,3% do investimento em 2019, “revendo em alta o resultado apurado no inquérito de outubro (3,8%)”.

Para 2020, o documento prevê que oito de treze secções apresentem uma taxa de variação negativa da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) empresarial. As estimativas do INE apontam para uma diminuição de 6,0 pontos percentuais e uma variação negativa de 21,5% nas Indústrias Transformadoras. A secção Comércio por Grosso e a Retalho; Reparação de Veículos Automóveis e Motociclos apresenta contributo de menos 3,0 p.p. e uma variação negativa de 18,2%.

“Em sentido inverso, as secções de Transportes e Armazenagem e de Atividades Financeiras e de Seguros registam os contributos positivos mais significativos para a variação do investimento total em 2020 (+3,1 p.p. e +0,7 p.p., respetivamente), correspondentes a taxas de crescimento de 39,6% e 9,8%, pela mesma ordem”, realça o INE.

O principal fator “limitativo do investimento empresarial” pelas empresas em 2019 e 2020 foi a deterioração das perspetivas de vendas, seguido, em 2019, pela incerteza sobre a rentabilidade dos investimentos e, em 2020, por outros “fatores limitativos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *