saiba o que é »

Cozinhas por medida ou moduladas? Saiba como escolher

Por a 8 de Julho de 2020 as 12:16

Fabricantes de cozinhas têm várias soluções para a casa

A cozinha é um espaço cada vez mais vivido na casa, sendo cada vez mais vista como parte fundamental das vidas de todos nós. Ponto de encontro entre gerações, cozinha rima com família, amigos e convívio. Lugar onde sorrisos se misturam com ingredientes e afetos com temperos, inspirados tanto pela herança da tradição familiar como pelas receitas de uma cultura foodie cada vez mais presente. Na TV, nas redes sociais, em livros; a influência da gastronomia está em todo o lado e a cozinha é o quilómetro número um da apetitosa estrada das aventuras no prato.

Por isso, muitos têm sido aqueles que começaram a pensar em renovar a sua cozinha ou idealizá-la de raiz aquando da compra de um imóvel. Modelos de cozinhas, cozinhas por medida, cozinhas modernas com ilhas, projetos de cozinhas e fabricantes de cozinhas – há muito por pesquisar quando se imagina uma cozinha nova. Antes de puxar da fita métrica ou abrir os cordões à bolsa, pense em falar com especialistas, como a Leiken, uma empresa líder no desenvolvimento, projeto e execução de cozinhas modernas e de design inovador, para que saiba o que fazer. Há duas opções a tomar quando se pensa em modelos de cozinhas, antes de entrar conceitos latos como cozinhas modernas com ilhas ou detalhes como os pormenores de acabamento. Cozinhas por medida ou cozinhas moduladas? Essa é a questão.

Cozinhas por Medida

As cozinhas por medida são criadas sob medida, em virtude de um projeto de decoração feito exclusivamente para o imóvel do cliente, seja por arquitetos ou fabricantes de cozinhas. Este tipo de projeto leva em consideração as medidas exatas de cada espaço e as necessidades do cliente. Desta forma, cada peça / móvel das cozinhas por medida é desenhada e produzida de acordo com as especificidades do lugar e os desejos do cliente, podendo assim maximizar o espaço. Nas cozinhas por medida também é possível escolher as várias opções de acabamento e móveis customizados.

Prós

  1. Aproveitamento até 100% do espaço disponível;
  2. Projeto à medida de cada imóvel e cliente;
  3. Mais opções para o acabamento;
  4. Ferragens de melhor qualidade e duração;
  5. Garantia quanto à origem do material se comprado em fabricantes de cozinhas.

Contras

  1. Maior custo;
  2. Mais tempo de produção;
  3. Desvantagem se mudar de casa;
  4. Para além dos fabricantes de cozinhas, o trabalho pode não contemplar garantia;
  5. Acha mesmo que hoje é um dia bom para mudar a casa e dar uma volta aos móveis? Não vai dar.

Então, quando se deve optar por modelos de cozinhas desenhados ao pormenor? Quando, por exemplo, o espaço é muito pequeno e importa que cada área seja devidamente aproveitada. Nesse caso, estes são os modelos de cozinha pelo qual se deve optar.

Cozinhas moduladas

Estes são móveis prontos que apresentam uma ampla variedade de cores, modelos e formas. Os móveis modulados são móveis já prontos que são produzidos à escala industrial seguindo padrões pré-definidos e separados por módulos. “Encaixam” nos modelos de cozinhas onde o espaço não tem que ser aproveitado a cada centímetro.

Prós

  1. A sua produção em larga escala resulta num preço mais acessível para o cliente;
  2. O móvel está pronto, só precisa de ser comprado;
  3. Por vezes o móvel pode ser montado de várias formas, de forma a servir o melhor propósito;
  4. Se mudar de casa, nada se perde, tudo se transforma;
  5. Viu na televisão modelos de cozinhas de que gostou e quer fazer uma remodelação? Idem idem aspas.

Contras

  1. Os móveis não são personalizados;
  2. Os móveis não ocupam todo o espaço disponível;
  3. Alguns módulos têm material de qualidade inferior;
  4. Menos opções de acabamento;
  5. Móveis e módulos têm que se adaptar ao projeto e não ao contrário;

O que escolher?

Antes de imaginar cozinhas modernas com ilhas e jantaradas com amigos, fale com vários fabricantes de cozinhas. Pesquise online. Se tiver algum amigo arquiteto, pergunte-lhe a opinião também para saber que tipo de modelos de cozinhas se podem adequar ao seu imóvel. Spoiler alert. Por vezes cozinhas modernas com ilhas podem não ser a melhor solução para o caso específico. O primeiro fator a considerar é, naturalmente, o orçamento. As cozinhas moduladas podem ser bem planeadas e a poupança pode ser visível na conta bancária. Por outro lado, se a casa for mais pequena, mas o montante disponível maior, pode optar por cozinhas por medida. Naturalmente que uma cozinha feita à sua medida terá a funcionalidade quase perfeita.

 

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *