Economia Homepage Newsletter

Comissão Europeia aponta para queda de 9,8% do PIB português

Por a 7 de Julho de 2020 as 10:42

europaA Comissão Europeia prevê uma queda de 9,8 do PIB português em 2020, um agravamento face às previsões anunciadas há dois meses, que davam conta de um recuo de 6,8%.

Na base destas previsões está a reversão do desempenho da economia portuguesa a partir de março, sentida sobretudo no setor do turismo. No segundo trimestre, o PIB português caiu 3,8% em relação aos primeiros três meses do ano e 2,3% face ao período homólogo do ano anterior. Parte significativa da quebra é atribuída ao setor do turismo.

Segundo as projeções divulgadas esta terça-feira pela Comissão Europeia, apesar de as medidas restritivas terem começado a abrandar em maio, o desempenho da economia está a ter uma lenta recuperação, explicada pelo facto de a atividade ligada ao turismo ficar bem abaixo do período antes da pandemia.

Em relação à zona euro, as projeções apontam para uma descida de 8,7% em 2020, estimando-se uma recuperação de 6,1% no próximo ano. Na União Europeia, a Comissão projeta um recuo de 8,3%, com uma recuperação de 5,8% em 2021.

“O coronavírus causou a morte de mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, um número que continua a aumentar diariamente — em algumas partes do mundo a um ritmo alarmante. E esta previsão revela os efeitos económicos devastadores da pandemia. A resposta da política em toda a Europa ajudou a amortecer o desastre para os nossos cidadãos, apesar de continuar a a ser uma história de divergências crescentes, desigualdade e insegurança. E é por este motivo que é tão importante alcançar rapidamente um acordo sobre o plano de recuperação proposto pela Comissão, a fim de injetar mais confiança e mais recursos financeiros nas nossas economias neste momento crítico”, refere Paolo Gentiloni, comissário europeu com a pasta da economia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *