Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

AdC acusa seis cadeias de distribuição e dois fornecedores de concertação de preços

Por a 6 de Julho de 2020 as 9:30

supermercadoA Autoridade da Concorrência (AdC) emitiu, no último sábado, um comunicado a dar conta de uma acusação sobre seis cadeias de distribuição alimentar e dois fornecedores, por alegada concertação de preços.

Depois de investigação, a AdC afirma ter concluído que “existem indícios de que Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan utilizaram o relacionamento comercial com os fornecedores Sumol+Compal e Sogrape para alinharem os preços de venda ao público dos principais produtos daqueles, em prejuízo dos consumidores”.

“A confirmar-se, a conduta em causa é muito grave. Trata-se de um novo caso de ‘hub-and-spoke’, em que os distribuidores recorrem a contactos bilaterais com o fornecedor para promover ou garantir, através deste, que todos praticam o mesmo preço de venda ao público no mercado retalhista”, refere a AdC em comunicado.

No caso de bebidas não alcoólicas, a acusação recai sobre o Lidl, estando o Intermarché e o E-Leclerc alegadamente envolvidos nesta prática no segmento de bebidas alcoólicas.

A AdC adianta que, na investigação, são visados dois administradores e dois diretores de cada um dos fornecedores.

Os comportamentos, que foram investigados ao longo de vários anos, desenvolveram-se entre 2002 e 2017, no caso da Sumol + Compal, e entre 2006 e 2017, no caso da Sogrape.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *