FMCG Homepage Newsletter

Bens de grande consumo crescem 14,5% no primeiro trimestre do ano

Por a 23 de Junho de 2020 as 17:44
Ana Paula Barbosa, retailer vertical director da Nielsen Portugal

Ana Paula Barbosa, retailer vertical director da Nielsen Portugal

Os bens de grande consumo atingiram um crescimento, em Portugal, de 14,5% no primeiro trimestre do ano, em comparação com os últimos três meses de 2019, segundo dados do The Conference Board Global Consumer Confidence Survey, que contou com a colaboração da Nielsen.

Entre os 21 países analisados, este desempenho foi o terceiro mais elevado, ficando só atrás da Turquia (+25,4%) e da Hungria (+17,7%). O aumento do desempenho dos bens de grande consumo, em Portugal, teve como motor o volume, que cresceu 14%.

“As vendas dos bens de grande consumo no primeiro trimestre de 2020 são impactadas pelo efeito da pandemia COVID-19, particularmente no que respeita ao fator volume. Este período foi marcado por uma clara preocupação em armazenar produtos considerados essenciais para fazer face às medidas de confinamento instauradas”, explica Ana Paula Barbosa, retailer vertical director da Nielsen Portugal.

A responsável destaca o período entre as semanas 9 e 10, no qual houve uma preocupação entre os consumidores em encher a despensa, sobretudo visível nas categorias de cuidado Pessoal, cuidado do lar e Alimentos, para se prepararem para a quarentena”. “A semana 11 impactou especialmente o primeiro trimestre, com um crescimento de 65% em valor em relação ao período homólogo”, acrescenta.

As marcas próprias mostraram mais dinamismo, com um crescimento de 18,6%, apesar de as marcas de fabricante terem tido um crescimento também assinalável, de 12,2%. Analisando por categoria, o crescimento em valor mais elevados ocorreram em alimentos congelados (+24%), em higiene do lar (+18%) e em mercearia (+16%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *