Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter Ponto de Venda

Abril regista tombo gigante no volume de comércio a retalho

Por a 4 de Junho de 2020 as 18:11

retalho especializadoA pandemia e as medidas adotadas pelos governos para conter a propagação do vírus já se fizeram sentir no retalho europeu. E um tombo gigante foi o que sucedeu, tanto em termos homólogos, como na comparação em cadeia.

Analisando a variação homóloga, o volume do comércio a retalho diminuiu 19,6% na zona euro e 18% na União Europeia (UE) em abril, segundo dados do Eurostat. Esta queda abrupta é atribuída às medidas de confinamento dos governos para combater a pandemia. E entre estas medidas assistiu-se ao encerramento de muita atividade comercial ligada à retalho.

Na comparação com março, as vendas no comércio a retalho, em termos de volume, caíram 11,7% na zona euro e 11,1 na UE. Esta tendência já se assistira em março, período em que as vendas desceram 11.1% na zona euro e 10,1% na UE.

Portugal registou, na comparação com março, uma descida de 17.5, enquanto que na comparação homóloga a diminuição do volume do comércio a retalho a diminuição foi de 22%.

Na zona euro, o volume de comércio caiu 27,7% nos combustíveis, 17% nos produtos não alimentares e 5,5% na alimentação, bebidas e tabaco em abril, comparando com março. Já na UE, os combustíveis diminuíram em 25% o volume de vendas em abril na comparação com março. Nos produtos não alimentares, a descida foi de 14,7%, enquanto que na alimentação, bebidas e tabaco a queda foi de 5,9%.

O volume no comércio online caminhou em sentido inverso, com um crescimento de 10,9% na zona euro e de 11,9% na UE.

Entre os estados-membros, as maiores descidas, de abril para março, ocorreram em Malta (-25.1%), Roménia (-22.3%) e Irlanda (-21.9%). O único crescimento ocorreu na Finlândia (+0,3%), enquanto que na Suécia o desempenho manteve a estabilidade. A Suécia, porém, não tem vindo a adotar medidas de confinamento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *