Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Centros Comerciais apelam à reabertura de lojas depois de finalizado estado de emergência

Por a 28 de Abril de 2020 as 18:00

centro comercialA Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) está a apelar ao Governo que permita a reabertura das lojas destas superfícies, tal como acontecerá com restaurantes, cabeleireiros e o pequeno comércio após o final do período de estado de emergência.

“Entendemos que o Governo deve contemplar os lojistas dos centros comerciais na lista dos que, logo que termine o estado de emergência, serão autorizados a reabrir. Seria uma contradição e um dano adicional para os lojistas não serem autorizados a abrir quando as mesmas atividades fora dos centros comerciais vão retomar a sua atividade”, refere António Sampaio de Mattos, presidente da APCC, citado em comunicado.

“Distinguir os comércios pelo facto de terem uma porta aberta para a rua, pela razão de se evitarem aglomerados de pessoas, constitui um ato discriminatório e sem fundamento, uma vez que no interior dos centros comerciais as normas de segurança, higienização, controlo da lotação e distanciamento social são cumpridas e supervisionadas por equipas especializadas a todo o instante”, defende.

Sampaio de Mattos sublinha, por outro lado, o “contributo fundamental” que poderá ser dado pelos centros comerciais para a retoma da economia, especificando tratar-se de uma área de atividade que emprega mais de 100 mil pessoas.

O presidente da associação recorda, de resto, que os centros comerciais se têm mantido a funcionar durante o estado de emergência, garantindo o “cumprimento das regras estabelecidas pelo executivo e as recomendações da Direção-Geral da Saúde”. “Estes e os seus lojistas estão preparados para retomar a normalidade da operação em segurança e, em simultâneo, com o que acontecer nos restantes setores da economia”, conclui.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *