Homepage Newsletter Ponto de Venda

Merlin Properties prevê quebra de 10% nos ganhos de 2020 devido ao coronavírus

Por a 19 de Março de 2020 as 22:28

Almada ForumA espanhola Merlin Properties estima que a atual situação  de pandemia afete os seus ganhos em 2020, num impacto que pode chegar aos 10% do valor bruto das rendas auferidas através dos seus ativos, como comunicado esta quinta-feira à CMVM. A empresa, que em Portugal detém, entre outros espaços, o Almada Forum, fez as contas assumindo que os encerramentos dos espaços mantêm-se até 31 de julho.

Ainda assim, a empresa diz estar preparada economicamente para enfrentar a quebra e apoiar os arrendatários no pagamento das rendas. “A Merlin Properties beneficia de um sólido património para superar este período desafiante”, com fontes de receita “amplamente diversificadas” e “uma ocupação de 94,8%”.

A 31 de dezembro de 2019, a Merlin Properties reportou uma liquidez acima dos 1.085 milhões de euros.

A Merlin, que é cotada na Bolsa de Lisboa desde janeiro deste ano, é proprietária de um parque de ativos, na Península Ibérica, que vão desde armazéns de logística (16% do parque), shopping centers (21%), escritórios (45%), entre outros.

O grupo garante que “está a seguir todos regulamentos e recomendações emitidos pela Organização Mundial da Saúde, o Governo da Espanha, e governos regionais e locais, adaptando suas operações de acordo” com a evolução, lê-se no documento.

Apenas 23% dos espaços alocados em shopping centers da Merlin em Espanha estão abertos. Estes dizem respeito a alimentos, saúde, farmácia e telecomunicações.

Quanto às  reformas e projetos em desenvolvimento, a companhia garante que continuarão a ser executados  onde permitido. Os ativos em que a construção ainda não foi iniciada, a mesma será reavaliada, dá conta.

A empresa espanhola apresentou em 2019 um resultado líquido de 563,6 milhões de euros, uma quebra de 34,1% face ao exercício de 2019.  O EBITDA aumentou 5,4% para 425,5 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *