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Portugueses gastam mais por ida à loja desde o aparecimento do Coronavírus na China

Por a 17 de Março de 2020 as 16:50

retalhoO consumo dos portugueses dentro de casa aumentou em virtude da pandemia mundial Covid-19, sendo que o gasto por ato de compra aumentou à medida que o vírus aumentou a sua magnitude a nível mundial, segundo um estudo da Kantar para a Centromarca.

Numa primeira fase, que corresponde ao período deste que China alertou para os primeiros casos de pneumonia até ao encerramento das suas fronteiras em janeiro, o gasto por ato de compra em Portugal subiu 8%, correspondendo a 38,4  euros, face ao período homólogo de 2019.

A Centromarca, não tendo ainda os dados relativos a março, avança que, em fevereiro, ainda antes do primeiro caso ser oficializado em Portugal, e que corresponde à confirmação das primeiras mortes na China e ao aparecimento de pessoas infetadas em Itália, que o valor gasto por ato de compra acelerou para 13% para de 39,4 euros, na comparação homóloga com 2019.

“É fácil de prever que os dados relativos às primeiras semanas de março não só consolidem, como mostrem um rápido incremento destes valores, como facilmente se percebe pela corrida às lojas a que assistimos nos últimos dias”, afirma Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca.

Observando o que ocorreu nas últimas semanas, o coronavírus provocou uma mudança na forma como os portugueses consomem. Os consumidores foram menos vezes à loja, mas compraram mais de cada vez que se dirigiram às lojas.

Decompondo por categorias, ainda antes do primeiro caso ser confirmado em Portugal registou-se um aumento de 10% em alimentação e bebidas, um crescimento de 10% no papel higiénico, tendo os produtos de limpeza crescido 7%. Quanto à perfumaria, estes produtos apresentaram uma subida de 3%

O azeite, as salsichas enlatadas e a carne fresca foram os produtos que mais subiram. O azeite cresceu 19%, enquanto as outras duas categorias 11%

Em matéria de compras online, os portugueses também aumentaram os seus gastos nas compras online, para 60,5 euros de ticket médio por ato de compra.

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