Distribuição Homepage Newsletter

Pingo Doce diz que funcionária que ficou de pé na loja de Avintes está suspensa preventivamente

Por a 26 de Fevereiro de 2020 as 20:25

Pingo DoceUma denúncia feita nas redes sociais, com um vídeo de uma pessoa que diz ser cliente do Pingo Doce, mostra uma funcionária fardada, de pé, junto à caixa de supermercado. A versão do sindicato é que o gerente de loja colocou a funcionária de castigo.

A notícia foi avançada pela TVI24,  referindo que a funcionária da loja Pingo Doce terá ficado três dias de pé, durante o turno de trabalho, sem que lhe fosse atribuída qualquer tarefa.

O Sindicato Trabalhadores do Comércio e Serviços defende que a funcionária é assediada há meses pelo gerente do Pingo Doce de Avintes. A empresa da Jerónimo Martins indica que a colaboradora em causa está a ser alvo de um processo disciplinar.

Contactada pelo Hipersuper, fonte oficial do Pingo Doce esclarece, em primeiro lugar, que a loja opera em regime de franchising.  E explica que a “funcionária em causa encontra-se suspensa preventivamente, sem perda de retribuição, devido a um processo disciplinar”

Em relação à suspensão preventiva de um trabalhador, o Código do Trabalho refere que esta “pode ser determinada nos 30 dias anteriores à notificação, desde que o empregador justifique, por escrito, que, tendo em conta indícios de factos imputáveis ao trabalhador, a presença deste na empresa é inconveniente, nomeadamente para a averiguação de tais factos, e que ainda não foi possível elaborar a nota de culpa”.

“Isto significa que a colaboradora não pode exercer funções no seu local de trabalho enquanto decorre o processo disciplinar”,  realça a mesma fonte.

Marisa Ribeiro, coordenadora do Sindicato Trabalhadores do Comércio e Serviços, avança com outra versão. “Há vários meses que esta funcionária tem vindo a ser assediada pelo gerente da loja que não compreende que os funcionários têm direitos”, declarou a responsável sindical ao Jornal de Notícias.

A representante sindical  acrescenta que “esta situação está a acontecer porque o gerente da loja queria que a funcionária se despedisse, mas ela não aceitou”.

Manuel Moreira, gerente da loja em Avintes, declarou ao JN que a “notícia não é verdadeira”, alegando que “a senhora fez uma encenação à volta desta situação”, referindo-se à funcionária.

Fonte oficial do Pingo Doce adianta, por fim, que, por motivo desconhecido, a “funcionária decidiu por sua iniciativa, e contra o que lhe tinha sido comunicado, apresentar-se na loja e ficar de pé junto às caixas, recusando-se a abandonar o local”.

7 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *