FMCG Homepage Newsletter

40% dos portugueses não compreendem informação nutricional nos rótulos

Por a 17 de Fevereiro de 2020 as 18:01

DECO Proteste; conferência Rotulos nos Alimentos, Instituto RicSegundo dados da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2017, 40% dos consumidores portugueses não compreendem a informação nutricional disponível nos rótulos.

Foi para debater este tema que a Deco Proteste realizou na passada quinta-feira, em parceria com a Auchan, Danone e Nestlé, a conferência “Rótulos nos alimentos: Escolhas informadas”. O evento realizou-se no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, e contou com a participação de Serge Hercberg, médico, investigador e “pai” do sistema de rotulagem nutricional Nutri-Score.

De acordo com o médico, “num estudo conduzido em 2019 em Portugal, que comparou diferentes rótulos em alimentos da mesma categoria, o Nutri-Score apresentou a melhor performance, pois aumentou a qualidade nutricional das escolhas feitas pelo consumidor”.

O Nutri-Score é um sistema gráfico que classifica os alimentos numa escala de A a E, com cores distintivas de cada nível, do verde ao vermelho.

Serge Hercberg falou ainda de um outro estudo, levado a cabo em 60 supermercados em França, indicativo de que o Nutri-score melhora a qualidade nutricional do carrinho de compras em 10%. “Temos a demonstração na vida real de que há uma modificação de comportamentos e há um aumento da qualidade nutricional das compras com a utilização deste sistema”, enfatiza o médico.

“Não sendo um substituto da informação nutricional, que deve manter-se, o Nutri-Score é um indicador muito simples e intuitivo, que permite comparar facilmente a qualidade nutricional de produtos da mesma categoria”, defende o responsável, acrescentando que o impacto é “ainda maior junto da população com níveis académicos mais baixos e menor poder de compra”, por ser “simples e intuitivo”.

A conferência contou ainda com uma apresentação da Diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, Maria João Gregório, e com dois painéis de debate.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *