Homepage Logística Newsletter

Portos portugueses recuam 7,2% até setembro

Por a 27 de Novembro de 2019 as 13:00

Porto-de-SinesOs portos comerciais portugueses registaram, entre janeiro e setembro, um movimento de 65,5 milhões de toneladas, um recuo de 7,2% face ao período homólogo de 2018, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Apesar desta descida, os portos de Viana do Castelo e de Leixões apresentaram um desempenho positivo. Leixões, por exemplo, apresentou um volume de 14,8 milhões de toneladas, fixando o melhor desempenho de sempre com um crescimento de 1,9%. Viana do Castelo cresceu 19,1% ao movimentar 307,8 mil toneladas.

O porto de Sines foi um dos principais responsáveis pelo declínio verificado nos portos nacionais até setembro. As razões prendem-se com a greve dos trabalhadores portuários do Terminal XXI, ocorrida em agosto, e com paragens programadas da central termoelétrica e da refinaria. Verificou-se assim uma redução de 6,4 milhões de toneladas de carga contentorizada, carvão e petróleo bruto.

Ainda assim, em comparação com o período homólogo de 2018, o porto de Sines teve um desempenho positivo nos produtos petrolíferos, com mais 1,2 milhões de toneladas, e outros graneis, com mais 259,9 mil toneladas. Lisboa registou um recuo de 3,6%, enquanto a Figueira da Foz de 8,7%. Já Setúbal caiu 2,7%.

Apesar de liderar a quota de mercado com 47,9%, o porto de Sines reduziu em 6,5 pontos percentuais o seu peso face ao máximo registado em 2016. Leixões apresenta uma quota de 22,5%, enquanto Lisboa de 13,1%. Setúbal e Aveiro apresentam uma quota de mercado de 7,4% e de 6,2%, respetivamente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *