PepsiCo pretende reduzir impactos ambientais decorrentes das suas operações
A PepsiCo revelou a sua agenda de sustentabilidade para 2025 com a publicação do relatório de sustentabilidade de 2018, onde a companhia revela que pretende contribuir para a construção de um sistema alimentar mais saudável.
A PepsiCo, a este nível, propõe medidas para a agricultura, água, embalagens, produtos, ambiente e pessoas. “Sendo uma empresa líder global no fabrico de alimentos e bebidas, com produtos consumidos mais de mil milhões de vezes por dia, e atuando em mais de 60 países através da cadeia de abastecimento agrícola, temos certamente um papel importante na resposta aos desafios do sistema alimentar moderno, desde a mudança climática à escassez de recursos, ao desperdício de embalagens e à desigualdade de receitas”, afirma Ramón Laguarta, presidente e CEO da PepsiCo.
Ao nível agrícola, a companhia norte-americana pretende alcançar matérias-primas originárias de uma agricultura mais sustentável. No grupo, no final de 2018, mais de metade das matérias-primas tiveram proveniência de fontes sustentáveis. E a companhia estabelece como meta alcançar 100% dos seus produtos de fontes sustentáveis até ao final de 2020.
O trabalho da PepsiCo está ainda focado na melhoria da eficiência do uso de água nas operações agrícolas, tendo como objetivo repor 100% da água utilizada nas suas operações de produção em áreas com elevado potencial de escassez até 2025.
A redução de 35% de plástico virgem nas embalagens em toda a gama de bebidas é outro compromisso da empresa até ao mesmo ano. A companhia está, por outro lado, focada na utilização de 25% do material reciclado nas embalagens de plástico e 50% nas garrafas de plástico até 2030.
Outra meta estabelecida passa por reduzir açúcares adicionados, sal e gorduras saturadas, através da expansão da gama de produtos de inovação.
O ambiente é também alvo de preocupação, com a companhia a comprometer-se a reduzir em 20% a emissão de gases com efeito de estufa até 2030.