Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Volume de negócios da indústria agroalimentar poderá ultrapassar 17 mil milhões de euros

Por a 25 de Junho de 2019 as 19:18

FIPA1A indústria agroalimentar poderá ultrapassar, em 2019, 17 mil milhões de euros em volume de negócios, avançou, esta terça-feira, Jorge Tomás Henriques, presidente da  Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), no congresso da entidade.

Deste valor, cinco mil milhões de euros estão ligados às exportações, que representam 19% do total da indústria transformadora, acrescentou.

O presidente da FIPA deixou um recado aos decisores políticos em relação à política fiscal. “Esperamos que, para o nosso setor em particular e após os compromissos de reformulação, fique definitivamente afastada, no próximo orçamento do Estado, a ameaça de impostos especiais ao consumo e que haja vontade política de eliminar o imposto discriminatório que foi aplicado às bebidas refrescantes”, realçou o presidente da FIPA.

Jorge Tomás Henriques  avisou ainda que “medidas de caráter unilateral e impositivas por parte do Governo ou do Parlamento terão consequências de muito menor alcance ao nível da saúde pública”. “E é por tudo isto que não aceitamos que a indústria agroalimentar continue a ser o bode expiatório de todos os problemas relacionados com a saúde”, acrescentou.

“A verdade é que, se por um lado é o maior setor industrial do país, tanto ao nível da criação de riqueza, como de emprego, por outro lado a indústria agroalimentar tem sido alvo de intervenções e iniciativas sem fundamento que colocam em causa a sua reputação e desvalorizam, quase sempre, a importante evolução que tem sido feita com vista a dar reposta aos dinâmicos desafios da sociedade”, salientou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *