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As duas grandes novidades da Alimentaria Barcelona 2020

Por a 7 de Maio de 2019 as 17:22

Toni Valls 13O novo pavilhão Alimentaria Trends e o fim do salão dedicado ao setor dos vinhos, que passa a ter um projeto próprio e independente, são as grandes novidades da Alimentaria Barcelona 2020

O pavilhão Alimentaria Trends é uma das grandes novidades da edição de 2020 da Alimentaria Exhibitions, que regressa à Fira de Barcelona entre 20 e 23 de abril do próximo ano. Neste novo pavilhão, que ocupará 4.500 metros quadrados, estarão representadas as novas tendências de produção e consumo de alimentos. “Neste pavilhão vamos reunir os nichos de mercado que estão a ser tendência junto do consumidor, como os alimentos delicatessen, os orgânicos, os alimentos livres de alergénios, de elaboração halal e os funcionais”, revelou, em entrevista ao Hipersuper, J. Antoni Valls, diretor-geral da Alimentaria Exhibitions. Paredes-meias à Alimentaria Trends ficará a Digital Food Arena. Nesta área, que combina zonas de exposição e conferências, vão concentrar-se as startups e as empresas mais disruptivas do setor alimentar.

A segunda grande novidade é a ausência de um peso pesado da Alimentaria Exhibitions, o Intervin. O salão dedicado ao setor vinícola inicia, em 2020, uma nova etapa com um projeto independente. O Intervin abandona a Alimentaria para ter a sua própria feira, passa a chamar-se Barcelona Wine Week e vai ter lugar entre 3 e 5 de fevereiro do próximo ano. De edição bienal, “é um evento setorial que faz uma viagem pelas diversas denominações de origem espanholas. Contamos ter uma área de 17 mil quadrados e cerca de 800 empresas expositoras. Será o grande escaparate internacional do vinho espanhol”, conta Antoni Valls.

Além do pavilhão dedicado às grandes tendências de consumo, estarão representadas no salão internacional de alimentação, bebidas e food service, os tradicionais setores cárnico (Intercarn), lácteo (Interlac), conserveiro (Expoconser), e da doçaria (Snacks, Biscoitos e Confeitaria). Estará ainda representada a dieta mediterrânea (Mediterranean Foods) e o setor do food service (Restaurama).

Tal como na edição anterior, a Alimentaria vai decorrer em simultâneo com a Hostelco, o salão internacional do equipamento para a restauração, a hotelaria e as coletividades. Juntas, as feiras deverão ocupar cerca de 100 mil metros quadrados de área de exposição.

A meta da organização é ultrapassar os números da edição de 2018: 4.500 empresas expositoras, 150 mil visitantes e 12.500 reuniões de negócio entre fabricantes, compradores, importadores e distribuidores da Europa, Ásia, América Latina e EUA.

Participação de empresas portuguesas está a crescer

Desde o final da crise económica, que a participação portuguesa na Alimentaria tem vindo a crescer. Na última edição, Portugal foi o terceiro país em área de exposição, logo a seguir à China e a Itália. Entre a participação agrupada da Portugal Foods e os stands independentes, Portugal ocupou cerca de 2.500 metros quadrados de área de exposição. “As empresas portuguesas estão a encontrar em Barcelona um markeplace de acesso ao mercado espanhol e europeu, até porque a quota de internacionalização da Alimentaria é cada vez maior”, comenta o diretor-geral. “Apesar de a maioria das empresas ser de pequena dimensão, os produtos portugueses têm qualidade para competir nos mercados internacionais. Competir em volume na distribuição é mais complicado, mas têm argumentos para competir no canal de food service”.

Também em número de visitantes internacionais, Portugal ocupa a terceira posição, atrás de França e Itália. Na edição de 2018, a feira recebeu empresas como a Sonae MC, a Jerónimo Martins e as filiais portuguesas do Intermarché, da Mercadona e do El Corte Inglés, quer como visitantes quer como participantes no programa de Hosted Buyers. “É a prova de que a Alimentaria é um certame cada vez mais internacional. Os retalhistas procuram “sobretudo oferta internacional para seduzir o consumidor português”, diz António Valls.

Em 2018, a Alimentaria recebeu 45 mil visitantes internacionais. Portugal representou 10% dos visitantes estrangeiros.

 

 

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