FMCG Homepage Newsletter

Quinta do Pôpa estreia monocasta de touriga franca

Por a 22 de Fevereiro de 2019 as 14:54

TRA Quinta do Pôpa lançou o tinto monocasta Pôpa TF. As letras TF são a sigla de touriga franca, “a casta autóctone mais plantada no Douro, que ocupa cerca de um quinto do encepamento total da região”, explica a empresa.

O novo vinho faz a sua estreia no mercado com a colheita de 2016, com uvas provenientes de uma parcela de vinha plantada em 2003, em solo xistoso a uma altitude de 80 e 110 metros, na encosta da propriedade duriense, em Adorigo, no concelho de Tabuaço.  O néctar vem juntar-se à coleção de vinhos de parcela ‘Pôpa VV’ (vinhas velhas), ‘Pôpa TN (touriga nacional) e ‘Pôpa TR’ (tinta roriz).

“O Pôpa TF tinto 2016 é um tinto vermelho rubi. No aroma revela-se a concentração na fruta madura preta, como cereja e a ameixa, e um leve toque de flores de bosque e fruta silvestre, como framboesa e mirtilo. Já no palato, mostra uma consistência e expressividade dos taninos e da acidez, desde a entrada até ao final de boca; no centro de boca é concentrado e com boa estrutura. O final é marcado pela presença de taninos suaves e redondos, dando-lhe longevidade”, descreve o enólogo João Menezes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *