Digital Homepage Newsletter

Aceder ao email através da roupa? Universidade de Aveiro dá os primeiros passos

Por a 21 de Janeiro de 2019 as 14:44

Fibra têxtil com pixel luminoso incorporadoInvestigadores da Universidade de Aveiro (UA), em parceria com o centro de investigação em têxteis CENTEXBEL, na Bélgica, e a Universidade de Exeter, em Inglaterra, estão a desenvolver uma técnica que permite entrelaçar fibras totalmente eletrónicas em tecidos têxteis. “A descoberta pode revolucionar a criação de dispositivos eletrónicos vestíveis para uso numa variedade de aplicações diárias, desde o acesso ao correio eletrónico até ao apoio de diagnósticos médicos”, explica a UA.

“Atualmente, as roupas eletrónicas são fabricadas através da colagem de dispositivos nos próprios tecidos, tornando-os rígidos e suscetíveis de se estragarem com facilidade. Este trabalho integra os dispositivos eletrónicos no tecido, revestindo fibras eletrónicas com componentes leves e duráveis que permitirão que imagens e sinais luminosos sejam mostrados pelo próprio tecido”, acrescenta.

Com esta descoberta, os investigadores acreditam ter nas mãos uma forma de revolucionar a criação de dispositivos eletrónicos vestíveis para utilização numa variedade de aplicações diárias, como aceder ao email através da roupa ou monitorizar o estado de saúde através de sensores de medição, por exemplo, da frequência cardíaca ou da pressão arterial.

“É uma técnica que permite integrar dispositivos baseados em grafeno diretamente em fibras têxteis, mantendo o aspeto, flexibilidade e toque do tecido. Para já, criámos sensores de toque, tal como os usados nos ecrãs sensíveis”, termina.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *